Hibiscus L. é um gênero de plantas que agrupa aproximadamente 300 espécies diferentes, e apresenta flores e folhas exuberantes. O Hibiscussabdariffaé a espécie conhecida para utilização na forma de chás, e é consumido nessa forma em mais de 10 países do mundo.
Nos últimos anos essa espécie tem sido muito estudada por seus efeitos relacionados à saúde, e quando buscamos artigos em bases de dados científicos, como o PUBMED, encontramos especificamente nos últimos 5 anos um número crescente de publicações.
É possível encontrar estudos in vitro, in vivo com modelo animal e também estudos com humanos, incluindo revisões robustas, que nos levam a crer que a utilização desse tipo de infusão tem sim potenciais benefícios à saúde.
O hibisco apresenta um importante conteúdo de compostos fitoquímicos, polifenois, que estão associados à atividade antibacteriana, antioxidante, nefro e hepatoproteção, além de efeito hipotensivo e antiateroesclerótico.
A maioria dos trabalhos não faz referência a toxicidade, porém, como tudo na nutrição, os nutricionistas recomendam ingerir a bebida com moderação. Portanto, um volume em torno de 200ml ao dia da infusão das flores pode trazer benefícios à saúde.
Há algumas semanas ouvimos absurdos associando a morte de uma mulher ao uso do chá de hibisco, e por isso recomendo fortemente, que busquem as informações com quem entende do assunto.