Atualmente, existem 56 focos de conflitos violentos em diferentes partes da Terra. O mais recente irrompeu no último fim de semana, com os ataques do grupo Hamas a Israel, que reagiu de forma violenta bombardeando inclusive áreas civis do lado palestino da faixa de Gaza. O conflito abala o mundo.
Mas também inspira um grupo de moradores de Taguatinga a redobrar os esforços na promoção de uma cultura de paz. Na quinta-feira (12), será realizada a III Caminhada da Paz, que se unirá à celebração da Festa das Crianças no Taguaparque (TAGUAKIDS), às 9h.
A Caminhada da Paz faz parte de um projeto mais amplo, que busca sensibilizar as pessoas para o Dia Internacional da Paz. Ela se baseia nos princípios da ‘Arte de Amar’, que incluem ser o primeiro a amar, amar a todos, amar o outro, escutar o outro, perdoar uns aos outros e amar uns aos outros.
A partir dessas ideias surgiu, em 2011, o Dado da Paz (livingpeaceinternational.org/br), em um momento crítico de violência no Oriente Médio. Este ano, o lema é: ‘Se cada um levar o amor ao mundo, haverá paz’ (Chiara Lubich).
Em Taguatinga, desde 2021, um grupo de pessoas e coletivos da sociedade civil conhecido como Taguapaz trabalha incansavelmente para promover a Caminhada da Paz, com o objetivo de cultivar um compromisso crescente com a paz, nos ambientes educacionais e nas comunidades. “Esperamos fortalecer nossa rede com outras iniciativas já existentes, todas voltadas para a promoção de uma cultura de paz e uma vida pacífica em todas as cidades”, explica o ativista e médico Júlio Carneiro.