Ir para o conteúdo
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Brasil, Geral, Política

A ostentação dos políticos bolsonaristas

  • J.B. Pontes
  • 09/02/2023
  • 13:30

Compartilhe:

Fot: Marcelo Camargo/Agência Brasil

É indiscutível que grande parte dos recursos colocados à disposição dos políticos do Centrão de 2020 a 2022 foi parar nos bolsos deles próprios. Licitações fraudadas, obras e serviços superfaturados são práticas desses políticos para “jogar recursos públicos pela porta e pegar boa parte deles pela janela”. Ou seja, para seus próprios bolsos.

Esses procedimentos foram comprovados na contratação de obras e serviços pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) e, se investigado, em muitos outros órgãos e entidades do Poder Executivo.

 Os vultosos recursos públicos disponibilizados a esses políticos para angariar apoios políticos para eles próprios e para Bolsonaro foram provenientes do “orçamento secreto” e dos orçamentos de órgãos e entidades do Executivo comandados por apadrinhados deles.

E a dinheirama desviada foi tamanha que até hoje “banca” a ostentação de riqueza desses políticos. Exemplo disso ocorreu recentemente numa pequena cidade do sertão do Ceará, cujos habitantes são, majoritariamente, pobres (IDH 0,64).

Um dos políticos, deputado federal, que foi mais beneficiado com recursos públicos no desgoverno Bolsonaro, conseguiu eleger a mulher, que não é nativa daquela região, como prefeita da cidadezinha, bem como se reeleger com uma das maiores votações do estado. A cidadezinha  foi legalmente declarada “capital do crochê”, em homenagem à criatividade das mulheres crocheteiras que produzem lindas peças, especialmente para o vestuário feminino: blusas, vestidos, saídas de praia etc.

Numa demonstração de ostentação e de inteira falta de identidade com a população local, a prefeita resolveu comparecer à solenidade de posse do marido na Câmara dos Deputados trajando um vestido, de muito mau gosto, adquirido, via internet, pelo “módico” preço de R$ 33.600  (trinta e seis mil e seiscentos reais), segundo levantamento feito por habitantes da cidade que está circulando nas redes sociais.

Além da evidente ostentação de riqueza, em contraste com a carência do povo da cidade que (des) governa, deixou a prefeita de aproveitar a oportunidade para trajar na solenidade um belo vestido de crochê confeccionado por artesãs da cidade, divulgando a produção local de milhares de crocheteiras e contribuindo para incrementar o turismo e a economia local.

É lamentável ou não?

Compartilhe essa notícia:

Picture of J.B. Pontes

J.B. Pontes

Colunas

Orlando Pontes

“A revolução virá da periferia, da cultura, da música”

Caroline Romeiro

Novo Marco de Sistemas Alimentares e Clima

José Matos

A escada da vida

Júlio Miragaya

5 de dezembro de 1941: a virada na 2ª Guerra Mundial

Tesandro Vilela

IA generativa muda hábitos digitais na América Latina

Júlio Pontes

Cappelli lidera engajamento entre os pré-candidatos ao GDF

Últimas Notícias

Alexandre de Moraes entra em lista dos mais influentes do ano do Financial Times

5 de dezembro de 2025
Alfredo Gaspar - Relator da CPMI do INSS- Foto Lula Marques/Agência Brasil

CPMI do INSS convoca dono do Master e governador Zema

5 de dezembro de 2025

GDF projeta arrecadar R$ 3,5 bi com IPVA e IPTU em 2026

5 de dezembro de 2025

Hospital de Santa Maria inaugura tomógrafo de última geração

5 de dezembro de 2025

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.