A ordem dos fatores altera o resultado da dieta?

mmPor ,16/03/2018 às 15:30, Atualizado em 16/03/2018 às 15:20

Podemos fazer escolhas em uma refeição de acordo com os nossos objetivos

Você está querendo emagrecer? Já faz acompanhamento há algum tempo com seu nutricionista e o resultado não está satisfatório? Será que a ordem dos alimentos que estão dispostos na sua dieta faz diferença para os resultados da dieta? Vamos tentar responder essa questão…

Um estudo recente com pessoas com excesso de peso e diabetes tipo 2 – aquela que tem quadro de resistência à insulina – avaliou se os mesmos alimentos consumidos, porém em ordem diferente, poderiam alterar a resposta desses indivíduos à dieta prescrita.

Essas pessoas fizeram três testes com os mesmos alimentos e nas mesmas quantidades, porém, a ordem dos alimentos mudava. No primeiro teste os alimentos fontes de carboidratos, como o pão e o suco de fruta estavam presentes no início da refeição, e somente após 10 minutos eles consumiam filé de frango com vegetais.

No segundo teste, invertiam a ordem, ou seja,  começavam com o frango e vegetais e ao final comiam pão com suco. No terceiro teste, consumiam os alimentos juntos, na forma de um sanduíche e tomavam o suco junto.

Foi verificado que o pico de glicemia foi maior no grupo que começou a refeição com carboidratos, bem como o pico de insulina. A grelina, que é um hormônio relacionado à sensação de fome, se manteve em níveis abaixo dos basais mesmo três horas após a refeição, apenas no grupo que começou pela refeição proteica.

Interessante, não é mesmo? Isso pode nos ajudar a fazer escolhas também da ordem dos alimentos em uma refeição, de acordo com o seu objetivo. Para fazer as melhores escolhas, converse com seu nutricionista!

Deixe um comentário

Rolar para cima