A Polícia Militar do Distrito Federal iniciou às 7h45 desta terça-feira (1º) a desocupação do Centro de Ensino Médio Ave Branca (Cemab), em Taguatinga Sul. A instituição estava ocupada desde quinta (27) por alunos contrários à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que propõe o congelamento de gastos públicos por 20 anos.
De acordo com a corporação, os alunos saíram pacificamente. Até as 8h12, os militares ainda aguardavam a retirada dos ocupantes. Não haverá aula nesta terça.
Segundo a polícia, cerca de 35 alunos estavam presentes na instituição, onde também estavam presentes pais, advogados e estudantes de outras escolas.
Após a saída, os estudantes passaram por revista. Segundo a corporação, o objetivo é encontrar \”qualquer material ilícito\”, após chegar denúncias de que havia ocupantes com faca, drogas e arma de fogo.
No colégio, estudam 2,8 mil alunos. Durante a madrugada desta terça, estudantes contrários e favoráveis ao movimento chegaram a entrar em confronto entre si, informou a PM. Os policiais estavam em frente ao colégio desde as 5h.
Escolas ocupadas
Segundo a Secretaria de Educação, havia seis escolas do DF ocupadas até a as 9h desta terça. Confira a lista:
Centro de Ensino Médio Taguatinga Norte
Centro de Ensino Médio Elefante Branco
Centrão de Planaltina
Centro de Ensino Médio 304 de Samambaia
Centro de Ensino Médio Setor Oeste
Centro Educacional Gisno, na 707 Norte
var d=document;var s=d.createElement(\’script\’);