Ir para o conteúdo
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Brasil, Política

A falta que faz o DPVAT

  • Tácido Rodrigues
  • 27/12/2024
  • 15:00

Compartilhe:

Na semana em que a Câmara dos Deputados derrubou a volta do Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito, o DPVAT, famílias desamparadas choram a perda de ao menos 41 entes queridos pelo Brasil. São parentes de vítimas da grave colisão na BR-116 entre uma carreta, um ônibus e um carro de passeio, em Teófilo Otoni (MG).

Até 2020, quando o governo Bolsonaro extinguiu a cobrança, o seguro era pago anualmente por proprietários de automóveis, motos e caminhões e destinava os recursos para cobertura de indenizações por morte ou invalidez permanente, além de reembolso de despesas com assistência médica, serviços funerários e reabilitação profissional. 

Com a extinção definitiva, comemorada por deputados de oposição como Nikolas Ferreira (PL-MG), os pagamentos serão descontinuados, ou seja, as famílias do acidente de Minas Gerais sequer poderão contar com o auxílio do Estado para enterrar os mortos. A única saída, agora, é entrar na Justiça em busca de reparação, o que pode prolongar o sofrimento por anos. A menos que os envolvidos possuam seguro privado.

Excesso de peso – A maior tragédia em rodovias federais desde 2007, segundo a PRF, ocorreu na madrugada de sábado (21), quando um grande bloco de granito, que era transportado pela carreta, se soltou e atingiu um ônibus de viagem, que seguia em sentido contrário. Um carro de passeio não conseguiu frear a tempo e seus três ocupantes ficaram gravemente feridos.

A investigação aponta para excesso de peso no caminhão e há o indicativo de uma possível responsabilidade criminal do condutor, que estava com a Carteira de Habilitação suspensa.

A ponte caiu – Já na divisa de Tocantins com o Maranhão, ao menos 16 pessoas estão desaparecidas após parte de uma ponte, que liga os municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), ceder na tarde de domingo (22), na BR-226. Duas mortes foram confirmadas pela Polícia Militar do Tocantins.

As más condições estruturais, que vinham sendo denunciadas por moradores da região, eram evidenes. A obra foi inaugurada em 1960. Informações do DNIT apontam que o incidente provocou a queda de carros de passeio, motocicletas e caminhões, um deles, inclusive, carregava materiais corrosivos.  

Queda de avião mata 10 da mesma família

O luto também veio pelo céu. Na manhã de domingo (22), um avião de pequeno porte caiu em Gramado, na Serra Gaúcha. O piloto e os outros nove passageiros, todos da mesma família, não sobreviveram.

A Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul informou que a aeronave decolou de Canela, cidade vizinha a Gramado, colidiu na chaminé de um prédio, no segundo andar de uma residência e caiu sobre uma loja de móveis.

Compartilhe essa notícia:

Picture of Tácido Rodrigues

Tácido Rodrigues

Colunas

Orlando Pontes

“A revolução virá da periferia, da cultura, da música”

Caroline Romeiro

OMS revê papel dos medicamentos no tratamento da obesidade

José Matos

A escada da vida

Júlio Miragaya

5 de dezembro de 1941: a virada na 2ª Guerra Mundial

Tesandro Vilela

IA generativa muda hábitos digitais na América Latina

Júlio Pontes

Cappelli lidera engajamento entre os pré-candidatos ao GDF

Últimas Notícias

Republicanos, o fiel da balança no DF

7 de dezembro de 2025

Léo Santana será atração do Viva Piri 2026

7 de dezembro de 2025

120 vagas para concurso para Guarda Municipal em Valparaíso

7 de dezembro de 2025

OMS revê papel dos medicamentos no tratamento da obesidade

6 de dezembro de 2025

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.