• Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Política

Justiça e MP tiram autonomia do Legislativo

  • Redação
  • 01/08/2018
  • 16:26

Compartilhe:

\"\"

 

Muita gente questiona a produtividade da Câmara Legislativa, frequentemente acusada de ser um grande balcão de negócios e inútil. Essa “inutilidade” da CLDF é fruto, em grande parte, do modelo politico-administrativo estabelecido no Brasil. E seus efeitos não são exclusivos sobre Brasília. Eles atuam igualmente nas Assembleias Legislativas nos estados.

Embora o Brasil seja uma república federativa, como a Suíça e os Estados Unidos, a autonomia dos entes federativos é cada vez menor, principalmente pela atuação da Justiça e do Ministério Público.

Um exemplo clássico desta limitação de ação dos estados aconteceu recentemente nos Espírito Santo. Diante de um quadro epidêmico de hipertensão dentre os capixabas, o Legislativo local propôs e aprovou uma lei que impedia a disponibilização de saleiros sobre as mesas de bares e restaurantes.

O Ministério Público estadual questionou e a Justiça revogou a medida, alegando que é competência da União fixar regras para o comércio. Deixou, contudo, no bolso do contribuinte capixaba a conta dos gastos em Saúde no tratamento dos hipertensos.

Lei do Cinto – Aqui no DF, a famosa lei que tornou obrigatório o uso do cinto de segurança – medida distrital que precedeu a federal – foi alvo do MP, sob a alegação de que só o Contran poderia determinar tal regra. Novamente, foi ignorada a realidade local – Brasília era a capital dos acidentes – que trazia fortes impactos sobre a saúde e os cofres brasilienses.

Os estados também estão limitados a criar taxas e impostos mais adequadas à realidade local ou criar políticas fiscais que incentivem o desenvolvimento econômico. Rotularam de Guerra Fiscal. Mas o impedimento parece favorecer apenas as unidades federativas mais fortes, como São Paulo, deixando localidades mais remotas sem atrativos, como ocorre em alguns estados do Norte e do Nordeste.

Os legislativos locais, sejam municipais ou estaduais – distrital em nosso caso – estão cada vez mais de mãos atadas e desacreditados de sua capacidade de resolutividade junto ao eleitorado. Até os mecanismos de leis propostas por iniciativas populares, mesmo que reúnam milhões de apoios, estarão sujeitos às balizas centralizadoras do poder governamental da União. Para que manter, então, uma instituição cara se ela nada pode fazer?, perguntam muitos.

Compartilhe essa notícia:

Picture of Redação

Redação

Colunas

Orlando Pontes

Caiado é o cara

Caroline Romeiro

Brasília sedia debate sobre alimentação e nutrição

José Matos

A caridade real muda a realidade e deve ser recíproca

Júlio Miragaya

O surto de sincericídio de Vorcaro: “Banco é igual Máfia!”

Tersandro Vilela

O novo tabuleiro da IA

Júlio Pontes

Veja o desempenho dos deputados federais no Instagram em fevereiro

Últimas Notícias

Ângelo Pignaton/Agência CLDF

Resultados Fiscais do GDF: Audiência na CEOF em 11/03/2026

11 de março de 2026
Reprodução: Instagram

Wagner Moura Apresenta Oscar 2026 – Orgulho do Cinema Brasileiro

11 de março de 2026

A guerra afeta a energia e a logística no mundo, destacando

11 de março de 2026

“Não nos preocupemos com o gênero da presidenta”, diz Erika Hilton

11 de março de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2026 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.

Removido da lista de leitura

Desfazer
Welcome Back!

Sign in to your account


Lost your password?