Ir para o conteúdo
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Geral, Segurança

O que não é normal não pode se tornar banal

  • Dr. Gutemberg
  • 25/05/2018
  • 16:14

Compartilhe:

Maria Eduarda morreu em casa, na última segunda-feira (21), com um tiro na cabeça e outro no abdômen, aos cinco anos de vida. Foi mais uma vítima da guerra entre gangues em Ceilândia, que persiste há pelo menos quatro anos. A menina morava com a família na QNO 18 e quando foi atingida pelos disparos, estava indo buscar milho na casa vizinha para a tia fazer pipoca. Normal? Não. De forma alguma. É inconcebível perder uma criança para a violência.
Vitor Hugo Brandão, recém-nascido, morreu, dias antes, no Hospital Regional de Samambaia (HRSam), com cardiopatia cianótica complexa. Foi mais uma vítima do descaso, que persiste há anos em toda a rede pública de Saúde do DF. Mesmo com uma decisão do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT), que garantiu atendimento ao bebê, a SES-DF ignorou a determinação e o colocou na fila no Sistema de Regulação (SISREG) da pasta. Normal? Também não. É inaceitável que mães e pais percam seus filhos para o abandono da gestão pública.
E porque eu trouxe esses dois tristes casos ao artigo desta semana? O motivo é simples. Se olharmos com cuidado, o cuidado necessário para mudar o atual cenário do DF, os dois casos, anteriormente aos fatos, têm algo em comum: a banalização do absurdo por parte do poder público; o abandono. Quando, no mesmo dia em que uma criança morre baleada dentro da sua casa, o governo não se pronuncia sequer para oferecer qualquer tipo de ajuda à família, algo vai muito mal. O mesmo acontece com Vitor Hugo Brandão.
Se a Secretaria de Saúde não tivesse descumprido a sentença judicial, a história poderia ter sido diferente. E se a família do bebê tivesse conseguido a liberação de leito em UTI Neonatal com suporte de cirurgia cardíaca? E se mais uma vida não tivesse sido banalizada? E se outras milhares de vidas não tivessem sido banalizadas pela atual gestão? A exceção está se impregnando no cotidiano da população do DF. É preciso encarar os fatos: estamos, hoje, nas mãos de um governo que nos desumaniza. E isso não pode continuar.
O futuro do Distrito Federal, aquele que um dia tivemos e o que desejamos voltar a ter, depende da nossa reação, como cidadãos, aos absurdos que vemos e lemos todos os dias. Segurança, saúde, educação e transporte não são exigências. São direitos de todos. Não adianta o governo levantar dados apontando queda nos números da criminalidade quando se sabe que, em 25 anos, a população do DF dobrou e o número de policiais caiu. Hoje, são pelo menos dois mil policiais a menos nas ruas: civis e militares. É preciso valorizar a vida e o material humano.
Se o GDF insiste em banalizar e acumular absurdos em seu currículo, devemos mostrar que, em nossas vidas, não há mais espaço para esse tipo de comportamento irresponsável. As pessoas estão morrendo, os serviços públicos estão se deteriorando e os servidores, os trabalhadores, estão adoecendo. É necessário aprender que: o que não é normal não pode se tornar banal.

Compartilhe essa notícia:

Picture of Dr. Gutemberg

Dr. Gutemberg

Colunas

Orlando Pontes

Vídeo: Leila é vaiada no Torneio Arimateia

Caroline Romeiro

EUA redescobrem o óbvio: comida de verdade no centro do prato

José Matos

Inveja. Livre-se dela

Júlio Miragaya

A grandeza das cidades médias brasileiras

Tesandro Vilela

SUS aposta em IA para modernizar saúde pública

Júlio Pontes

Você precisa saber o que é desincompatibilização

Últimas Notícias

Quase 2 mil presos não retornam às cadeias após “saidinha” de Natal

12 de janeiro de 2026

Banco Central e TCU buscam aparar arestas sobre caso Master

12 de janeiro de 2026

Falha no freio de Ford Ranger quase causa tragédia na BR-060

12 de janeiro de 2026

Gestão e governança, o novo prêmio de risco Brasil

12 de janeiro de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.