Em tradução livre, a palavra coaching significa “treinamento”. Hoje, conversei comigo mesmo: “tão legal seria elaborar um artigo interativo, que permita aos que me acompanham uma leitura ativa, dinâmica e instrutiva!” Consegui, então, pensar em uma ideia inovadora.
Sei que redação discursiva é um mito para inúmeras pessoas. Muitos não sabem nem por onde começar! No artigo desta semana, vou propor a construção de um texto. Serei seu treinador! Farei as orientações básicas, e você, aí do outro lado, deve colocar a redação em prática, no papel! Vamos juntos?
O tema da redação:
A intervenção militar no Rio de Janeiro: uma medida necessária ou um posicionamento exagerado?
Siga os passos a seguir:
- Planeje o texto. Adote uma das opções apresentadas e pense nos motivos que te fizeram optar por esse posicionamento.
- Elabore o parágrafo de introdução (em até 7 linhas), da seguinte maneira:
1º período: fale, de maneira geral, sobre a intervenção militar no RJ (o que é, o que todos sabem sobre isso).
2º período: manifeste o seu posicionamento (medida necessária ou posicionamento exagerado).
3º período: apresente os motivos (escolha dois) que te fizeram optar por esse posicionamento.
- Faça o desenvolvimento. Em um parágrafo (até 7 linhas), fale apenas sobre o primeiro motivo; em outro (até 7 linhas), apenas sobre o segundo motivo (ambos apresentados no terceiro período do primeiro parágrafo). Para tanto, faça uso de descrições, relações de causa e consequência ou exemplos.
- Formule a conclusão (até 7 linhas), da seguinte maneira:
1º período: mais uma vez, fale sobre o tema e manifeste o seu posicionamento.
2º período: apresente alguma solução para o tema.
Ao final, o seu texto deve ter quatro parágrafos – 1 de introdução; dois de desenvolvimento; 1 de conclusão – e, no máximo, 28 linhas! Siga todas as regras, ok?
Este é um modelo básico de redação discursiva! Use-o bastante, para que você se acostume com esse gênero textual. Quando você sentir segurança, pode começar a inovar mais em seu texto!
Quando você acabar a sua redação, tire uma foto dela e publique-a em suas redes sociais, com a hashtag #CoachingElias. Tentarei passar por lá e ver o seu texto!
Gostaram da proposta? Quero saber a sua opinião!