A Doença de Alzheimer (DA) é uma doença neurodegenerativa caracterizada por alterações comportamentais e cognitivas. Éconsiderada atualmente como a principal doença neurodegenerativa relacionada a demência no mundo. A partir dos 65 anos de idade, aumenta significativamente a prevalência de Alzheimer na população, e por isso está relacionada ao envelhecimento. A presença de placas senis e emaranhados neurofibrilares são considerados os marcadores neuropatológicos da doença.
Até o momento nenhum medicamento é capaz de reverter o processo de provocado pela doença, sendo assim, não existe cura para a DA, e os fármacos tratam apenas alguns sintomas.
No que tange a prevenção da DA, alguns compostos bioativos têm se destacado por apresentarem papel protetor por agiremem alguns dos mecanismos específicos da DA. Os polifenóis como o resveratrol e a quercetina são conhecidos por possuírem efeitos antioxidantes e protegem contra a neurodegeneração, e podem ser promissores na prevenção da doença de Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas. O resveratrol é uma molécula com ação antinflamatória, antiviral, e apresenta propriedades antioxidantes. Eleé encontrado especialmente em frutas e vegetais de pigmentação roxa, especialmente as uvas (casca da uva), sucos de uva e vinho tinto.A quercetina é considerada como o flavonóide mais abundante encontrado na alimetação humana, e representa aproximadamente 95% do total dos flavonóides ingeridos. As fontes alimentares onde se econtra o maior teor de quercetina são as cebolas, maçãs e brócolis.
Se tivermos uma laimentacao rica nesses compostos bioativos conseguiremos alguns fatores de protecao contra as doencas relacionadas ao envelhecimento. Afinal de contas, queremos viver muito e com qualidade! Procure um nutricionista!