Esta é uma das perguntas que mais respondo desde que comecei a dar aulas (e já faz 10 anos)! Enfim, resolvi respondê-la em forma de artigo, para dirimir quaisquer dúvidas acerca desse importante processo! Vamos juntos?
Primeiramente, coloque esta informação na sua cabeça: aprender a pontuar corretamente suas produções textuais não é uma tarefa rápida! Ninguém consegue isso da noite para o dia! Não há macete! Duas virtudes lhe serão importantes: disposição para treinar e paciência para alcançar os resultados! Todavia, garanto: vale muito a pena!
Saber resolver questões de pontuação é diferente (e mais fácil) de empregar corretamente vírgulas em uma redação. Estudar gramática leva qualquer um ao primeiro resultado, mas não garante o segundo. A língua escrita – diferentemente da fala – é fruto de aprendizado e vivência. Se você fez isso ao longo do ensino fundamental e médio, provavelmente hoje não sofra ao redigir textos. Mas, se você faz parte do grupo dos que sofrem, não é necessário desespero! Vou montar um plano que vai solucionar isso:
Fase 1: Aquisição de conhecimento.
- Estude pontuação. Identifique quais são os sinais de pontuação usados na nossa língua. Dê prioridade, inicialmente, ao ponto final e à vírgula (que são usados com mais frequência). Detalhe importantíssimo: você não entenderá nada sobre pontuação se não estudar, antes, sintaxe. Qualquer estudo gramatical exige pré-requisitos! Talvez, sua dificuldade em pontuação está no pouco conhecimento sobre o sujeito, por exemplo!
- Resolva questões sobre pontuação. Essa é a maneira mais eficiente para fixar o que você anteriormente estudou. Busque muitas questões de provas já aplicadas e resolva-as! Neste momento, você, automaticamente, estará se preparando para provas objetivas!
Fase 2: Experimentação.
- Leia, analise e reescreva bons Como alguém aprende a dirigir ou cozinhar? Vendo alguém dirigindo ou cozinhando! Eu pergunto: como você espera escrever bem, se você raramente está em contato com bons textos? Para essa fase, recomendo a escolha de textos jornalísticos, uma vez que eles apresentam linguagem culta (gramaticalmente correta e contemporânea). Além de ler os textos, é necessário analisá-los. Tente justificar o motivo pelo qual cada sinal de pontuação foi empregado. Por fim, faça paráfrases do que foi lido. Pensar em novas formas de escrever o texto reforça o entendimento sobre as pontuações.
Fase 3: Prática.
- Comece a escrever suas próprias redações. Agora, é o momento da prática autoral. Transmita as suas ideias para o papel. Inicialmente, escolha temas que sejam fáceis, para que você possa concentrar boa parte dos seus esforços na estruturação do texto. Além disso, para começar, procure usar apenas vírgulas e pontos finais.
Fase 4: Ousadia.
- Aumente seu leque de possibilidades. Depois de se sentir seguro na fase 3, tente novas pontuações. Sugiro, principalmente, travessões, parênteses, ponto e vírgula e dois-pontos.
Se você seguir esse plano, com muita disciplina e determinação, garanto que você conseguirá resultados maravilhosos! Asseguro, novamente, que o processo não é rápido; todavia, duradouro!
Para complementar este artigo, demonstrarei todo o plano, ao vivo, na segunda-feira (30), às 19h, no Na Ponta da Língua, o programa que mensalmente apresento no YouTube do Gran Cursos Online! Não perca a oportunidade de tornar a sua redação ainda mais poderosa!