O relator da CPI da Previdência, senador Hélio José (Pros-DF), iniciou a leitura na manhã segunda-feira (23) de seu relatório. Foram lidas 39 páginas do texto de 253 páginas que aponta erros na proposta de reforma apresentada pelo governo. O relatório também sugere emendas à Constituição e projetos de lei, além de indicar uma série de providências a serem tomadas para o equilíbrio do sistema previdenciário brasileiro. Entre as proposições estão mecanismos de combate às fraudes, mais rigor na cobrança dos grandes devedores e o fim da apropriação de recursos para outros setores.
O presidente da comissão de inquérito, Paulo Paim (PT-RS), afirmou que pretende conceder vista coletiva do documento e informou que ainda vai definir uma data para votação do texto. Ele assegurou que a CPI deve encerrar seu trabalho dentro do prazo inicialmente previsto, que é o próximo dia 6 de novembro.
Antecipou
O Brasília Capital vem há cerca de um ano defendendo o que concluiu agora a CPI da Previdência. Leia matérias da época e veja a capa da edição impressa número 284 que tratou do tema.
O falso rombo da Previdência
Editorial: é preciso mudar regras da Previdência Social?
Gastos que explicam o “rombo”
Rombo da Previdência é invenção do governo