Após o fim do recesso letivo, estudantes da rede privada de ensino continuam sem conseguir utilizar o Passe Livre Estudantil. Os alunos alegam que as instituições já enviaram a lista de matrícula e informações necessárias para o DFTrans. Este, no entanto, diz que 81 instituições não enviaram a relação de matrículas dos alunos até quarta-feira (26).
A moradora de Ceilândia, Raquel Fernandes, de 26 anos, é uma das prejudicadas com o bloqueio do passe. Aluna da Pro Educar Escola Técnica, em Taguatinga Norte, ela gasta R$ 10,50 por dia com passagens de ônibus devido ao problema, que, segundo Raquel, ocorre todo ano.
“Minha escola informou ao DFTrans o dia que sairíamos de férias e o dia em que retornaríamos às aulas. Mesmo assim, eles solicitam essa lista, e até lá nosso cartão fica bloqueado. O chato é que se eles já estão cientes do nosso retorno, poderiam liberar nossos acessos. Enquanto isso, temos que tirar do bolso”, protestou Raquel.
Morador do Sol Nascente, João Alves conseguiu ativar o cartão na terça-feira (25), mas precisou ir ao posto do DFTrans na Rodoviária do Plano Piloto. Para chegar até a Asa Sul, no IESB, João pega ônibus e metrô. Na volta, dois ônibus. “Mesmo com o IESB tendo enviado a lista de matrículas, o DFTrans não liberou os cartões. Tive que ir até o posto da Rodoviária do Plano Piloto para explicar que o colégio já tinha enviado e as aulas tinham começado”.
Validadores
Por meio de nota da assessoria de comunicação, o DFTrans afirmou que algumas instituições de ensino enviaram a lista de alunos matriculados para o segundo semestre mas não encaminharam o período em que estariam de recesso em julho. Outra razão para o bloqueio no cartão são os validadores de alguns ônibus, que estão desatualizados.
“O DFTrans está identificando esses aparelhos e determinando às empresas que façam a imediata atualização para que os estudantes não sejam prejudicados. A orientação é que o estudante cujas aulas já voltaram e o cartão não esteja funcionando procure a instituição de ensino a fim de verificar se foi encaminhada ao DFTrans a lista de matrícula com seu nome, assim como a data de início do semestre letivo”, diz o texto.