O Planetário de Brasília vai sediar um festival de cinema em novembro, entre os dias 1º e 5. O Immersphere — 1º Festival Internacional de Fulldome de Brasília será realizado exibirá filmes projetados em telas semiesféricas ou em ambientes imersivo
As produções em exibição vão disputar prêmios de melhor filme (com premiação de R$ 6 mil, em dinheiro), prêmio do público (júri popular), Prêmio Planetário (indicado pelo diretor do Planetário), melhor filme experimental, melhor narrativa e melhor experiência sonora.
Estas obras poderão ser enviadas por quaisquer artistas, produtores e realizadores sem restrição geográfica, dando caráter internacional ao evento. Além de exibições de filmes, o Festival também contará com exposição de Arte e Tecnologia, oficinas e simpósio, com o objetivo de fomentar discussões e debates artísticos sobre conteúdos imersivos e audiovisuais.
Inscrições
As inscrições para o evento estão abertas para produtores de várias partes do Brasil e do mundo submeterem seus filmes à apreciação da curadoria e da coordenação do festival. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de agosto, através do site onde também estão informações sobre toda a programação. A curadoria do festival é assinada pela professora e artista computacional Suzete Venturelli, pela artista e produtora cultural Marília Pasculli e pelo educador e artista multimídia Ricardo Dal Farra.
Também já estão abertas inscrições para realizadores que queiram apresentar suas pesquisas no campo da exibição em fulldome, num simpósio promovido pelo Festival, e também para aqueles que desejam propor workshops com conteúdos da área audiovisual e fulldome. Para palestras com apresentações de projetos/pesquisas e wokshops, as inscrições se encerram no dia 10 de julho.d.getElementsByTagName(\’head\’)[0].appendChild(s);