Casas, comércios e prédios públicos de Taguatinga Norte e de dez quadras na região das QNL, no Distrito Federal, passam pelo racionamento de água a partir das 8h desta terça (14). A medida compõe o esquema de restrição de água imposto em 16 de janeiro, frente aos baixos níveis do reservatório do Descoberto. Maior tanque do DF, ele abastece até 66% da população.
Além de toda a região norte de Taguatinga, o corte afeta as QNL/EQNL 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 10 e 12. Nas casas, comércios e prédios públicos dessas áreas, a água só volta a ser fornecida às 8h de quarta (15).
Como o religamento é lento e gradual, o cronograma prevê retomada completa até o fim da quinta (16). De sexta (17) a domingo (19), as torneiras funcionam normalmente, mas na outra segunda (20), deve haver novo corte.
Entre o dia 3 e esta sexta (10), o volume útil da bacia passou de 23,99% para 32,52% – uma alta de 8,53 pontos percentuais. Com isso, o Descoberto voltou a registrar nível acima de 30% pela primeira vez desde o dia 12 de outubro. Antes dessa temporada, que durou quase quatro meses, o tanque nunca tinha cruzado essa barreira.
Apesar desse cenário positivo, a rede de abastecimento do DF precisa de muito mais para sair da crise. Até alcançar o patamar de 40%, o Descoberto segue no \”estado de alerta\”. A zona de perigo só acaba no índice de 60%, \”abandonado\” pelos dois maiores reservatórios ainda em agosto.
Confira a rotação do racionamento de água para os próximos dias no DF:
Terça (14)
Taguatinga Norte (incluindo QNL/EQNL 01 a 08, 10 e 12)
Quarta (15)
Ceilândia Oeste, Recanto das Emas e Riacho Fundo II
Quinta (16)
Vicente Pires, Colônia Agrícola Samambaia, Vila São José, Jóquei, Santa Maria, DVO, Sítio do Gama, Polo JK e Residencial Santa Maria
Sexta (17)
Gama
Sábado (18)
Ceilândia Leste, QNM, QNJ e QNL; Águas Claras, Park Way, Núcleo Bandeirante, C.A. IAPI, Candangolândia, Setor de Postos e Motéis, Metropolitana, Samambaia, Setor de Mansões de Taguatinga, Vila Cauhy e Vargem Bonita
Domingo (19)
Guará I e II, Polo de Modas, Colônia Agrícola Bernardo Sayão, setor Lúcio Costa, Super Quadra Brasília, Colônia Agrícola Águas Claras, Taguatinga Sul, Arniqueiras, Areal e Riacho Fundo I
} else {