O presidente Barack Obama acaba de conceder sua última entrevista coletiva como presidente dos Estados Unidos. Na sexta-feira (20) ele dará seu lugar na Casa Branca ao republicano Donald Trump.
Sistema eleitoral – Ao ser questionado sobre o sistema eleitoral americano, o democrata afirmou: \”Nós somos o único país entre as democracias avançadas que torna mais difícil votar, ao invés de ser mais fácil.\”
Tempo para escrever – Sobre os seus planos para o futuro, Obama disse que quer ficado parado um tempo, para se dedicar a escrever e “para passar um tempo precioso com minhas meninas, essas são minhas prioridades este ano\”, falou.
Ele aproveitou a oportunidade para alertar os jornalistas sobre possíveis mudanças políticas durante o governo Trump. Sem mencionar detalhes, ele disse que se referia a certos momentos em que os valores fundamentais da política \”podem estar em jogo\”. Obama disse ainda que vem mantendo contato com a família Bush para acompanhar o estado de saúde do ex-presidente George W. Bush e sua esposa Barbara Bush, que estão hospitalizados e não devem comparecer à posse de Trump na próxima sexta-feira (20).
\”Eles [Bush e Barbara] não só dedicaram suas vidas a este país, mas têm sido uma fonte constante de amizade e apoio e bons conselhos para Michelle e para mim ao longo dos anos. Por isso queremos enviar nossas orações e nosso amor para eles\”, disse Obama.