O Planetário de Brasília tem uma programação especial durante as férias de verão. Durante todo o mês de janeiro, os pequenos podem assistir a seis filmes na sala da cúpula e participar de atividades gratuitas voltadas ao lazer e ao conhecimento de astronomia, ciência e tecnologia.
Na programação de filmes, está incluso o roteiro de Kaluoka’hina– O recife encantado que questiona os mistérios de um dos recifes de corais mais preciosos do mundo. Outra opção é O segredo do foguete de papelão, que acompanha jovens aventureiros em viagem pelo sistema solar. Para acompanhar as sessões da cúpula, pede-se 1 quilo de alimento como forma de pagamento do ingresso. A primeira sessão começa às 9h30, e a última, às 19 horas. Confira aqui a sinopse de todos os filmes que estão em cartaz.
4ª Colônia de Férias
A 4ª Edição da Colônia de Férias do Plenário acontece de 9 a 13 de janeiro. Podem participar crianças de 8 a 12 anos. As inscrições são presenciais e feitas mediante a doação de dois quilos de alimento não perecíveis ou de um brinquedo novo.
As atividades incluem sessões comentadas de filmes, construção e lançamento de foguetes com garrafas PET e jogos de tabuleiro de diversos locais do mundo. As crianças também aprenderão a observar as horas a partir da constelação do Cruzeiro do Sul. A parte recreativa inclui lanche comunitário, com os alimentos levados pelos participantes.
O evento tem o nome de Colônia Missão VSB-30, em referência ao foguete cedido pelo Programa Espacial Brasileiro e restaurado pela Federação das Indústrias de Brasília (Sistema Fibra). O veículo tem mais de 12 metros de comprimento e pode ser visto na parte externa do Planetário.
Exposições gratuitas
Além da colônia de férias e dos filmes em cartaz, o espaço mantém a visitação de rotina. Os interessados poderão ver gratuitamente as exposições Universo Surpreendente, com fotos tiradas no Deserto de Atacama, no Chile, e O Azul que Pinta o Céu, com réplicas de obras do Museu do Louvre, na França.
Essas atrações podem ser apreciadas de segunda a sexta-feira, das 9 às 21 horas, e aos sábados e domingos, das 8 às 20 horas.