A Secretaria de Saúde do Distrito Federal lançará, a partir desta semana, um processo seletivo simplificado para contratação temporária de médicos. Estão previstas 107 vagas para pediatras, 106 para terapeutas intensivos de adulto e 124 para neonatologistas.
Interessados devem ficar atentos ao site da Secretaria de Saúde. De acordo com o gerente de Planejamento, Seleção e Provimento da pasta, Alyson Cavalcante, os profissionais terão carga de 20 horas semanais e serão distribuídos entre todas as regiões de saúde, de acordo com a necessidade de cada uma. A validade será de 12 meses, sendo improrrogável.
\”Nesse período de um ano, estaremos concluindo um concurso destinado a profissionais efetivos. Então, os servidores que serão nomeados irão substituir os contratos temporários\”, explicou.
A seleção só foi possível após a pasta conseguir autorização do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios e, posteriormente, da Câmara de Governança Orçamentária, Financeira e Corporativa do Distrito Federal.
\”Nós recebemos a orientação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios de não realizar contratação temporária, apenas concurso para efetivos, mas a demanda desses profissionais na rede pública é muito grande e não podemos esperar. Enquanto levamos aproximadamente um ano para realizar uma contratação de servidores, a seleção de temporários não chega a metade desse tempo\”, disse Alyson.
Em 2015 e 2016, a Secretaria de Saúde já nomeou 1.573 médicos. Somando às demais categorias, a pasta já realizou mais de 3,8 mil chamamentos.