Uma escuta foi encontrada no gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso. A informação foi confirmada nesta terça-feira (17) pela assessoria de imprensa do Supremo.
O equipamento foi encontrado durante uma varredura de rotina que é realizada em todo o prédio do STF. De acordo com a assessoria de imprensa da Corte, a escuta já estava desativada.
O dispositivo estava instalado em uma caixa de tomada embutida no chão, logo abaixo da mesa do ministro. Ainda não foi possível identificar quando a escuta foi implantada e se ela chegou a ser ativada em algum momento. O equipamento foi encontrado há cerca de duas semanas.
A equipe de segurança do Supremo instaurou um procedimento interno para averiguar a origem do equipamento. O ministro Barroso não se manifestou a respeito do episódio.
Recentemente, o ministro Barroso foi relator do recurso no qual o presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), pedia a alteração do rito de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.
Marco Aurélio libera ação sobre impeachment de Temer para julgamento no STF
Operação Zelotes: PF indicia presidente da Gerdau por corrupção ativa
Ministro Gilmar Mendes cancela depoimento de Aécio Neves e testemunhas