Começaram na última segunda-feira as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 e, para muitos estudantes, o projeto de entrar no ensino superior usando a nota da prova está cada vez mais próximo e real. É hora de manter o foco nos estudos, para não deixar o nervosismo atrapalhar no momento da avaliação, e de ficar atento às normas dispostas no edital, evitando problemas no cadastro e surpresas desagradáveis no grande dia.
Até ontem, mais de 2 milhões de candidatos haviam feito a inscrição. A expectativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é de que esse número chegue a 8 milhões até o fim do prazo, às 23h59 de 20 de maio. Só é possível mudar as informações da inscrição durante esse período — apenas o questionário socioeconômico e as informações escolares não podem ser alterados.
Gabriela Vilardo, 16 anos, fez a inscrição logo no primeiro dia. A preparação é o segredo dela para evitar o nervosismo na hora da prova, já que os candidatos têm, em média, três minutos para resolver cada questão. “Se você deixar o nervosismo lhe afetar, vai perder tempo”, afirma. Henrique Dimas, 17, vai concentrar os esforços no Enem este ano. “Eu não sou muito bom no estilo de prova do Cespe, sempre fui melhor no Enem. Esse é um ponto forte que eu tenho, vou usá-lo a meu favor”, relata. Rafael Riemma, professor de língua portuguesa do Galois, explica que a prova do Enem tem sempre relação com alguma situação do dia a dia. “É uma prova muito mais de habilidade do que de competência. A habilidade é a estratégia na hora de resolver, a competência é o conteúdo em si.”
Acesso
Alguns candidatos reclamaram de problemas para fazer a inscrição nos últimos dias. Segundo o Inep, o sistema está funcionando normalmente. A orientação do órgão é que os candidatos acessem a página pelo navegadore Mozilla ou Google Chrome, certifiquem-se de que eles estão atualizados e limpem o cache, ou seja, os dados de acesso à página gravados no browser. Essa opção fica disponível nas configurações do navegador. Para que as alterações sejam aplicadas, é recomendado também reiniciar o computador.
O coordenador de vestibulares do Mackenzie, Tiago França, reforça a importância de ficar atento ao pagamento da taxa, que deve ser feito até as 21h59 de 25 de maio. Sem isso, a inscrição não se confirma e o candidato não poderá participar da prova que serão aplicadas em 5 e 6 de novembro. Na hora de fazer os simulados e a prova, a dica do professor é não resolver as questões de forma linear. A melhor opção é começar pelas mais fáceis.
Para o professor de ciências da natureza do Alub Carlos Fernando Paschoal, agora é hora de concentração e foco total no exame. Fazer simulados on-line e prestar atenção nas dicas dadas em sala de aula são algumas das orientações. Outra dica importante é preparar o corpo para a maratona de dois dias de avaliação. Refazer as três últimas provas do Enem é a dica do professor de língua portuguesa do Sigma Eli Guimarães. “O Enem tem uma regularidade muito grande no que se refere à abordagem dos conteúdos cobrados”, afirma.
De graça
A Secretaria de Educação do DF (SEDF) divulgou, no início da semana, a data do simulado gratuito preparatório para o Enem. As provas serão aplicadas em 6 e 7 de julho para alunos de 136 instituições públicas de ensino. A novidade, este ano, é que serão aceitas inscrições de estudantes matriculados em 50 escolas da rede privada também. A estimativa é de que 38 mil estudantes participem.
O secretário de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do DF, Aurélio Araújo, adiantou que a pasta promoverá, no próximo semestre, uma nova edição do #BoraVencer, com quatro aulões preparatórios abertos à comunidade, com vagas limitadas. “O que mostra que existe uma demanda muito forte da comunidade e do jovem no sentido de ter atividades que possam trabalhar o conteúdo de maneira lúdica, diferente”, destaca o secretário.
A estudante Letícia Abdallah, 19 anos, participou tanto do simulado promovido pela SEDF no ano passado, quando conclui o 3° ano do ensino médio, quanto dos aulões preparatórios da Secriança. Ela afirma que essas oportunidades são ótimas para reunir dicas de estudo e estratégias que ajudem a completar a prova mais rápido.
Prepare-se
Saiba quais são as chances de se preparar gratuitamente para a prova
Por dentro dos exames do ensino médio
A SEDF aplicará um simulado gratuito em 6 e 7 de julho. As inscrições para alunos da rede pública são automáticas. Já os da rede privada devem fazer o cadastro entre 16 e 31 de maio, pelo site www.se.df.gov.br. Haverá também aulões preparatórios nas escolas da rede. O calendário será divulgado em breve.
#BoraVencer
No próximo semestre, a Secriança promoverá quatro aulões preparatórios e um de revisão para o Enem. As datas ainda não estão definidas. É preciso acompanhar as novidades pelo site www.crianca.df.gov.br ou pela página da pasta no Facebook.
BRB oferece cursos gratuitos de educação financeira
Enem 2016: inscrições estão abertas e vão até o dia 20 de maio
MEC anuncia para o fim de semana reabertura do simulado online do Enem