Milhares de alunos da rede particular de ensino começam as aulas nesta semana. A Secretaria de Segurança Pública, SSP, montou esquema especial para atendimento a comunidade educativa e evitar o trágico de drogas na porta das escolas. Escolas públicas estão na fase final de matrículas.
Pais amanheceram na fila em frente ao Centro de Ensino Médio 1 de Sobradinho, no Distrito Federal. A escola foi a que mais aprovou no programa de Avaliação Seriada, PAS, da UNB. Preparados com bancos, cadeiras e cobertas muitos pais chegaram de madrugada para garantirem uma vaga para seus filhos. O Setor Leste na L2 sul e o Centro de Ensino Médio 1 de Sobradinho são exemplos de qualidade em ensino público no DF
Por outro lado, os alunos na rede privada começam hoje as aulas. Com isso a SSP reforçou a atuação no monitoramento do trânsito com o DETRAN e o policiamento na porta das escolas com a PM que, além da segurança de estudantes, pais e professores, a Operação volta às Aulas também tem como objetivo o combate ao porte e tráfico de drogas. Em média isso representa 10% das mais de 1.100 ocorrências registradas no ano passado nas áreas próximas as escolas. A rede privada de ensino tem cerca de 194 mil alunos.
O ano letivo de 2015 da rede pública terminou na semana passada no DF. Assim, as aulas deste ano terão início em 29 de fevereiro para os mais de 470 mil estudantes. Com a crise econômica, a demanda pela rede aumentou uma vez que muitas famílias optaram por transferir seus filhos para as escolas públicas.