Ir para o conteúdo
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Sem categoria

Ciclofaixa da discórdia

  • Redação
  • 22/11/2015
  • 09:12

Compartilhe:

\"ciclovia

 

Indice
Ciclovia? Que ofensa!Ciclovia de Águas Claras é a solução problemáticaMesmo com 441km de ciclovias, DF não é amigável ao uso de bicicletas

João Carlos Bertolucci (*)

Desde que a ex-administradora Patrícia Fleury apresentou para a população de Águas Claras o projeto de criação das ciclovias e ciclofaixas, criado pela Secretaria de Gestão de Território e Habitação (Segeth), o assunto se tornou o pivô da discórdia entre ciclistas e entidades associativas da cidade.

As motivações para o embate surgiram em razão de o projeto defendido pela ex-administradora junto à Segeth previa a implantação de ciclofaixas nas principais avenidas de Águas Claras – a Castanheiras e a Araucárias.

Para a presidente da Associação de Moradores de Águas Claras (Amaac), Janyce Freire, o projeto de implantação das ciclofaixas foi apresentados “às pressas em algumas reuniões” e, além disso,  irá piorar o pesado trânsito da cidade e causará acidentes envolvendo os ciclistas.

“Desde o começo achamos o projeto muito vulnerável e mal elaborado. Nas avenidas Castanheiras e Araucárias existem pontos mais estreitos, onde a ciclofaixa precisará avançar para dentro da pista, o que  pode ser muito perigoso para os ciclistas”, alerta Janyce.

\"ftConforme o projeto apresentado pela Segeth, a ciclofaixa terá 1,5m de largura, medida mínima estabelecida pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). No entanto, representantes de várias associações questionam a medida e alertam que em determinados pontos as duas principais avenidas ficam mais estreitas. “O grande imbróglio nesse projeto é que em determinados locais a ciclofaixa vai ter 0,90m, o que não é permitido pelo Denatran”, ressalta o arquiteto Orlando Silva, também integrante da Amaac.

O novo administrador de Águas Claras, Valdeci Machado,  concorda que o projeto deve ser revisto e apoia os questionamentos feitos pela comunidade. “Estamos avaliando os pontos principais desse projeto e vamos rediscutir tudo”, diz ele. Segundo Machado, a primeira medida que pretende adotar em relação ao projeto é implantar as ciclofaixas, inicialmente, apenas nas Boulevares Norte e Sul, conforme sugerido pelas entidades associativasi.

Para tentar equacionar o problema, representantes de diversas associações pediram o apoio da deputada distrital Telma Rufino (sem partido), que já se reuniu com representantes da Amaac, síndicos, com a Associação dos moradores de Águas Claras Vertical, com o administrador regional, além de técnicos do Detran, da Segeth e da Secretaria de Mobilidade.

A deputada e o administrador comungam com a ideia de que as ciclovias devam ser iniciadas pelas boulevares e não pelas principais, atendendo a comunidade. A parlamentar destinou mais de 10 milhões em emendas para Águas Claras, boa parte para obras de mobilidade como a construção de calçadas e ciclofaixas.

Telma Rufino ainda pediu atenção especial aos representantes do Executivo no sentido de chegar a uma solução que atenda aos ciclistas, aos motoristas e aos pedestres, e ressaltou que a comunidade deverá ser escutada sempre. “Não é razoável o poder público fazer uma intervenção tão séria na cidade sem antes consultar aqueles que serão diretamente afetados – os moradores”, encerrou.

 


Ciclovia? Que ofensa!


Ciclovia de Águas Claras é a solução problemática


Mesmo com 441km de ciclovias, DF não é amigável ao uso de bicicletas


 

Compartilhe essa notícia:

Picture of Redação

Redação

Colunas

Orlando Pontes

Caiado é o cara

Caroline Romeiro

Entre modismos e responsabilidade

José Matos

Umbanda: religião brasileira e cristã – II

Júlio Miragaya

O chororô da Unidos da Papuda

Tersandro Vilela

Lula defende Sul Global na regulação tecnológica

Júlio Pontes

Lula virou samba e pode pagar caro por isso?

Últimas Notícias

Águas Lindas é a 3ª no ranking de “gatos” em Goiás

22 de fevereiro de 2026

Raízes do Entorno divulga calendário de 2026

22 de fevereiro de 2026

Passarinho vai cantar

22 de fevereiro de 2026

Entre modismos e responsabilidade

22 de fevereiro de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2026 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.