- Advertisement -
Quem passou pela Rodoviária do Plano Piloto nesta manhã de quinta-feira (27) foi surpreendido por um flash mob — aglomeração instantânea de pessoas em um lugar para promover ação inusitada e previamente combinada — coordenado pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU). O movimento visa a conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância de manter as ruas limpas no Dia Mundial da Limpeza Urbana, 27 de agosto.
O evento consistiu em deixar uma garrafa com água jogada no chão do terminal próximo a uma lixeira. A primeira pessoa que passasse e jogasse o material no lixo era aplaudida por um grupo de aproximadamente 70 pessoas com viseira na cor laranja e que corriam em direção do benfeitor.
De acordo com a gerente de Gestão Ambiental do SLU, Maria Fernanda Barbosa, a ideia é chamar a atenção e mobilizar as pessoas de uma forma divertida, valorizando as atitudes positivas. Há um cronograma de flash mobs em outros locais, mas isso não deve ser divulgado para não estragar a surpresa.
O primeiro a ser parabenizado pela atitude foi o cozinheiro João Rodrigues Silva, de 21 anos: “Tenho sempre o costume de pegar o jogar no lixo se encontro algo pelo caminho\”, contou. \”O que é lixo é no lixo e não nas ruas.”
Para a diretora-geral do SLU, Kátia Campos, a população pode contribuir com a iniciativa ao separar os materiais secos dos úmidos e colocá-los corretamente no dia da coleta, e, sobretudo, não jogar lixo em locais inadequados. “Queremos que Brasília se transforme na cidade mais limpa do Brasil”, afirmou a diretora.
A ação teve apoio e participação de diversos órgãos, secretarias, instituições e organizações não governamentais, como a Agência de Fiscalização do DF, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal, a Secretaria do Meio Ambiente, o Instituto Brasilia Ambiental, a Universidade de Brasília e o Movimento Nossa Brasília.
Leia mais:
- Advertisement -