O auditor Elton Linhares, servidor do Tribunal de Contas do DF há 16 anos vai se candidatar à vaga aberta com a renúncia do conselheiro Domingos Lamoglia, suspeito de envolvimento no escândalo da Caixa de Pandora.
- Advertisement -
A candidatura de Linhares faz parte da campanha \”Conselheiro Cidadão\”, que tem por objetivo garantir mais transparência e objetividade no processo de escolha dos conselheiros e ministros dos Tribunais de Contas, já que, nos últimos anos, surgiram inúmeras denúncias de envolvimento desses agentes públicos com esquemas de corrupção.
A campanha é organizada pelas mesmas entidades que em fevereiro de 2014 lançaram a campanha \”Fora Lamoglia\” e conseguiram da Justiça a anulação dos atos de indicação e posse do assessor do ex-governador José Roberto Arruda, numa decisão inédita no Brasil.
\”Entro na disputa como cidadão e não como servidor do TCDF. Minha candidatura tem como principal objetivo a defesa da Lei Orgânica, que permite a qualquer brasileiro se candidatar à vaga de Conselheiro, sem necessitar de indicações de parlamentares\”, afirma Linhares.
Segundo o artigo 82 da Lei Orgânica do DF, qualquer brasileiro pode se candidatar à vaga, desde que tenha mais de 35 e menos de 65 anos de idade, sendo os critérios de escolha baseados na análise de sua idoneidade moral, reputação ilibada e “notáveis conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública”.
Concorrentes
A disputa não vai ser fácil. Já estão no páreo os deputados distritais Dr. Michel (PP) e Wasny de Roure (PT). Questionado sobre suas chances, Linhares afirma: \”nossa campanha tem o papel fundamental de abrir o debate sobre um processo viciado, onde imperam os interesses políticos, em vez de privilegiar a qualificação necessária para um cidadão, político ou não, postular a vaga de conselheiro”.
Linhares garante saber que está entrando numa disputa difícil. “Mas espero que o debate permita a participação da população e a sensibilização dos deputados. Vou trabalhar para ganhar\”.
Na terça-feira (18), a presidente da Câmara Legislativa, deputada Celina Leão (PDT), anunciou o prazo de cinco dias úteis para as inscrições de candidaturas. Portanto, a partir de terça-feira (25), a decisão final será do plenário da Casa.