Ir para o conteúdo
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Sem categoria

Vaga no TCDF é disputada por distritais

  • Redação
  • 14/08/2015
  • 23:50

Compartilhe:

Distritais Wasny de Roure e Dr. Michel são os favoritos. Chico Leite e Agaciel Maia correm por fora

Indice
TCDF diz que governo sempre teve dinheiro em caixaTCDF põe ordem na TerracapTCDF detecta falhas no Nota Legal durante gestão Agnelo

Após 5 anos e 11 meses licenciado, por envolvimento na operação Caixa de Pandora, Domingos Lamoglia renunciou na segunda-feira (10) ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal. Era uma decisão aguardada no meio político, mas, ao se confirmar, incendiou a disputa pela vaga, que será preenchida por indicação da Câmara Legislativa. A partir de terça-feira (18), os parlamentares terão cinco dias utéis para apresentarem seus candidatos, que serão votados em plenário no dia 25 de agosto.

Três deputados distritais sonham em substituir Lamoglia: os petistas Chico Leite e Wasny de Roure, e Dr. Michel (PP). Leite corre “por fora”, com remotas chances. O preferido da maioria, aparentemente, é Dr. Michel, enquanto Wasny, sempre cotado para a função nos últimos anos, tem a simpatia não admitida do governador Rodrigo Rollemberg (PSB). Qualquer um deles precisará, no mínimo, de 13 votos para ficar com o cargo.

Ex-presidente da CLDF, Wasny De Roure é o preferido da oposição, mas tem bom trânsito na bancada governista. Acredita em sua experiência política (está no quinto mandato de distrital e já foi deputado federal e secretário da Fazenda do GDF) e em sua formação profissional como economista convencer os colegas a indicá-lo para o Tribunal de Contas. Oficialmente, sua assessoria diz que ainda não é oficial sua candidatura a vaga e cita o nome de Agaciel Maia (PTN) como favorito.

Dr. Michel é advogado e delegado aposentado da Polícia Civil. Está no segundo mandato na Câmara Legislativa. Na sexta-feira (14), disse ao Brasília Capital que “não quer o cargo”, numa estratégia de não se desgastar junto ao “eleitorado”. No entanto, trabalha nos bastidores para ser o indicado. Por seu estilo despojado, é querido por todos os colegas e a tendência é de que os governistas, a menos que recebam uma solicitação expressa do Palácio do Buriti, o apoiem, devido à rejeição ao PT.

Afinal, uma das primeiras missões do futuro conselheiro será participar da análise das contas do governo Agnelo Queiroz. E tudo que os governistas querem é rejeitá-las para, em seguida, vê-las reprovadas pelo TCDF, cuja composição de sete conselheiros voltará a ser normalizada após a nomeação do sucessor de Domingos Lamoglia. “Os dois candidatos são muito bem preparados”, disse o líder do PT, Chico Vigilante.

 

Caixa de Pandora – A Operação Caixa de Pandora, deflagrada em 2009, rendeu um processo administrativo para Lamoglia, que dois meses antes era chefe de gabinete do então governador José Roberto Arruda, que o indicou para o cargo. Com a renúncia, o ex-conselheiro perde o foro privilegiado e o processo desce do Supremo Tribunal de Justiça para a Primeira Instância do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT), onde já estão sendo analisados os casos dos demais 37 envolvidos no escândalo. Essa estratégia da defesa estenderá ainda mais o prazo para o julgamento de Lamoglia.

 


TCDF diz que governo sempre teve dinheiro em caixa

 


TCDF põe ordem na Terracap

 


TCDF detecta falhas no Nota Legal durante gestão Agnelo


 

Compartilhe essa notícia:

Picture of Redação

Redação

Colunas

Orlando Pontes

Caiado é o cara

Caroline Romeiro

Entre modismos e responsabilidade

José Matos

Umbanda: religião brasileira e cristã – II

Júlio Miragaya

Indústria: das regiões metropolitanas para as cidades médias

Tersandro Vilela

Lula defende Sul Global na regulação tecnológica

Júlio Pontes

Zema foi o campeão do carnaval na Sapucaí

Últimas Notícias

Sindicatos da Fecomércio-DF renovam mandatos até 2030

26 de fevereiro de 2026

CPMI do INSS quebra sigilo do filho de Lula e sessão termina em confusão

26 de fevereiro de 2026

PDOT atualiza regras urbanas após 15 anos

26 de fevereiro de 2026

Centrad volta ao debate político com histórico de propina na gestão Arruda

26 de fevereiro de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2026 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.