Brasília será a segunda cidade a ter uma casa de apoio à mulher. Primeira foi Campo Grande – MS
- Advertisement -
A segunda sede da Casa da Mulher Brasileira será inaugurada em Brasília (L-2 Norte, próximo ao Serpro). A primeira unidade do país foi inaugurada hoje (3) pela presidente Dilma Rousseff em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A casa é um espaço de acolhimento e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência e tem como objetivo facilitar o acesso delas a serviços especializados de assistência.
A obra em Brasília já está em fase de acabamento e abrigará também o “Disque Direitos Humanos da Mulher” (número 180), central telefônica de atendimento especializado às mulheres mantido pela Secretaria da Mulher, da Presidência da República, criado em abril de 2012. A casa está sendo preparada para atender mulheres de todas as Regiões Administrativas do DF e terá uma área construída de 3.600 m².
\”Vamos tomar todas as medidas para que esse lugar seja um exemplo de enfrentamento, combate e punição à violência contra as mulheres, facilitando a vida daquelas que procuram o Estado para vencer a violência\”, declarou Rodrigo Rollemberg, que se disse encantando com a estrutura do espaço e se comprometeu a fazer esforço para que o DF torne-se referência no Brasil.
O projeto faz parte do programa “Mulher, Viver sem Violência”, iniciativa do governo federal. \”A Casa incorpora vários serviços em um único espaço e universaliza o acesso das mulheres em situação de violência\”, destacou a ministra da Secretaria de Política para as Mulheres, Eleonora Menicucci. São oferecidos às mulheres serviços públicos de segurança, justiça, saúde, assistência social, acolhimento, abrigo e orientação para o trabalho, emprego e renda.
Todos os estados da Federação terão uma Casa da Mulher. Depois da unidade de Brasília, serão inauguradas as sedes de Curitiba (PR), São Luís (MA), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Vitória (ES), Boa Vista (RR), São Paulo (SP), Rio Branco (AC), Palmas (TO) e Maceió (AL).