Os mais antenados certamente já conhecem essa novidade. Trata-se de uma excelente opção para substituir o açúcar do dia a dia e até mesmo os adoçantes artificiais:é o açúcar de coco. Extraído do fluido das flores da palma do coqueiro, o seu néctar é retirado e aquecido ligeiramente numa caldeira, tornando-se um caramelo espesso. Ao esfriar, é triturado em pequenos cristais.
- Advertisement -
Seu aspecto é como um açúcar mascavo, e o ideal é que seja orgânico e não passe por branqueamento. Ele é bastante nutritivo, possui potássio, ferro e é uma fonte natural de vitaminas como B1, B2, B3 e B6. Você deve estar se perguntando qual a diferença entre ele e o açúcar mascavo em termos práticos.
A grande novidade já comprovada em laboratórios, pesquisas com animais e com seres humanos, é que a sua resposta glicêmica é bem menor do que a do açúcar. E, pasmem, tem uma liberação de insulina menor do que a da sucralose, adoçante bastante usado e recomendado por muitos profissionais, tanto para quem quer emagrecer como para diabéticos.
O açúcar de coco é uma excelente alternativa para os grupos citados anteriormente, pois não faz picos de glicemia, nem estimula o corpo a liberar muita insulina, o que, para os indivíduos com diabetes tipo 2, que costumam apresentar resistência à ação desse hormônio, seria bem interessante.
Procure um nutricionista para saber como usar, em quais situações e quais as quantidades para o seu organismo.