- Advertisement -
Cerca de 120 pessoas participaram ontem de uma manifestação pacífica na Praça dos Três Poderes, após a final da Copa do Mundo que consagrou a Alemanha como campeã. A mobilização foi feita por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais, que convocava a população a voltar às ruas, como em 2013.
A servidora pública Cristia Lima, de 43 anos, diz que esteve presente em quase todos os movimentos que eclodiram na capital e, com um megafone na mão, comandava a roda em que os presentes discursavam.
Ela afirma que a reunião foi espontânea, “com o objetivo de reclamar da corrupção e gastos com o Mundial”. O protesto durou aproximadamente duas horas e foi acompanhada por 173 PMs.
No Rio
Se em geral predominou o clima de brincadeira entre brasileiros e argentinos nesta Copa, houve mais tensão no Rio após o gol da Alemanha na prorrogação.
Provocações que partiam dos argentinos rapidamente mudaram de lado, levando a brigas. Até policiais militares debochavam de argentinos na saída do Maracanã. A PM teve que usar gás de pimenta para dispersar confusões na saída do estádio e em Copacabana.
O primeiro incidente mais grave entre brasileiros e argentinos ocorreu próximo à saída do Maracanã. A polícia fez um cordão de isolamento para que argentinos pudessem sair rumo ao metrô. Mas, após passar o cordão, torcedores entraram em conflito – um grupo de cinco brasileiros partiu para cima de um argentino que respondeu às provocações. Eles trocaram socos e foram dispersados pela polícia.