Agentes da Vigilância Ambiental e Comunitários em Saúde realizam a terceira ação de combate à dengue na Vila Buritis, em Planaltina, nesta quinta (10) e sexta-feira (11). O objetivo é retirar o lixo das casas para eliminar possíveis criadouros do mosquito.
- Advertisement -
A coordenadora do Grupo Executivo Intersetorial de Gestão de Prevenção e Controle da Dengue (Geiplandengue) de Planaltina, Maria Clara Porto, explicou que a divulgação será com entrega de panfleto informativo sobre o manejo ambiental, de casa em casa.
A publicação dá detalhes sobre o que deve ser retirado das casas, como resíduos de água e possíveis focos do Aedes aegypti. Haverá também a entrega de material educativo sobre a dengue. \”Eles podem colocar esses objetos na porta de casa e nós vamos retirar\”, explicou Maria Clara.
Retirada do lixo – Nos dias 14 e 15 de abril, o descarte do lixo será recolhido pela Administração Regional de Planaltina, e funcionários do Serviço de Limpeza Urbana (SLU).
Durante a ação será realizada a fiscalização dos setores visitados pela operação \”Pente Fino\”, com os caminhões e garis e, posteriormente, pelos fiscais da Agência de Fiscalização (Agefis).
- Advertisement -
De acordo com Maria Clara, todos os moradores que persistirem em colocar ou manter os resíduos nas portas de sua casa após a data estipulada para o manejo serão notificados e orientados quanto à importância do cumprimento dos prazos. \”Com isso, objetivamos educar a população para a importância da ação conjunta com os órgãos do governo\”, afirmou.
A coordenadora-geral de saúde de Planaltina, Mônica Rocha Rodrigues, ressaltou que \”a mobilização foi articulada a fim de disseminar a importância da prevenção da doença e para que os moradores lutem contra a dengue na cidade\”.
A ação envolve o Geiplandengue, formado pela Coordenação Regional de Saúde, Administração Regional, SLU, Regional de Ensino, Bombeiros, Policia Militar, Agentes de Vigilância Ambiental e Comunitários e Agefis. As atividades visam intensificar a limpeza das casas e quintais para evitar o criadouro do mosquito e orientar a população.