O Centro Interescolar de Línguas está colocando em prática um projeto-piloto para estender o ensino de inglês, francês e espanhol aos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede pública do DF. Outra novidade é que para essa faixa etária as aulas serão na própria unidade de ensino. Até agora só era permitido participar dos cursos nos Cils a partir do 6° ano.
- Advertisement -
O projeto começou por Brazlândia e está beneficiando mais de 500 estudantes da educação integral de 9 escolas. As aulas são dadas por cerca de 10 jovens educadores, selecionados e treinados pelos professores do Centro Interescolar de Línguas, em curso de formação continuada.
A partir de julho, o projeto será colocado em prática em escolas de período integral do Guará, e a partir daí será estendido para todas as cidades que tiverem uma unidade dos Cils.
\”Assim que tivermos escolas que são atendidas pelo CIL daquela região e as mesmas façam adesão à educação integral, organizaremos esse atendimento naquele CIL para essas unidades de ensino regular\”, informou a coordenadora pedagógica dos CILs, Ana Cristina Chaves.
Segundo a gerente das Escolas de Natureza Especial (Gnesp), professora Andreza Barbosa, os princípios da educação integral para a formação dos educandos, abre espaço para maior atuação dos Centros Interescolares de Línguas.
- Advertisement -
\”A ampliação do atendimento da educação integral nas escolas da SEDF abre espaço definitivo para que tenhamos mais tempo para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem com qualidade em língua estrangeira nos CILs, de forma holística\”, afirmou a gerente.
O período de inscrições nos CILs acontece sempre em dezembro e junho para o semestre subsequente, no site da Secretaria de Educação. As unidades estão presentes em Brazlândia, Ceilândia, Gama, Sobradinho, Guará, Taguatinga e duas no Plano Piloto.