O Procon-DF, órgão vinculado à Secretaria de Justiça, alerta os consumidores e fornecedores sobre a emissão de boletos em que fraudadores cobram indevidamente faturas como se fossem tributos obrigatórios.
- Advertisement -
\”Uma estratégia usada pelos fraudadores é encaminhar a cobrança com o prazo de vencimento expirado ou perto de vencer. Em caso de dúvida, o consumidor deve consultar o possível credor para verificar a autenticidade do boleto antes de fazer o pagamento\”, explicou o diretor do Procon-DF, Todi Moreno.
As entidades fantasmas utilizam um boleto similar ao enviado por bancos para pagamentos de tributos e apresentam artigos da Constituição Federal que citam prováveis punições, caso o valor cobrado não seja quitado.
Em muitos casos, fraudadores chegam a usar a marca do banco no boleto falso. Mais informações podem ser conseguidas pelo telefone 151.
DICAS:
- Advertisement -
1. Desconfiar de cobranças realizadas por e-mail ou por mensagens sms;
2. Não repassar dados pessoais por telefone;
3. Contatar o possível credor para verificar a legitimidade da cobrança;
4. Em caso de cobrança em que o consumidor desconfie de sua origem, poderá realizar o pagamento em juízo, por meio de ação de consignação em pagamento, onde o valor fica depositado em conta judicial, sendo restituído ao consumidor no caso de ser constatada a sua ilegalidade;
5. Registrar ocorrência policial para comunicar a fraude em caso de confirmação.