Nas próximas semanas, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) realizará uma ofensiva de ações de promoção do Brasil na Rússia, que começará por Moscou. Até sábado (22), acontece a 21ª edição da MITT (Moscow International Exhibition), que é um dos eventos de turismo mais importantes do país, com mais de 1.800 empresas participantes e 198 destinos. Além disso, a operadora russa Tourexpress, especialista em Américas, realizará em parceria com a Embratur, uma rodada de negócios exclusiva do Brasil.
- Advertisement -
“A nossa ida a MITT, especificamente, é uma resposta ao nosso planejamento, pois essa feira é focada nos profissionais de setor, onde queremos atuar. É considerada um ponto de encontro chave para a indústria e uma oportunidade para manter contato com os profissionais de turismo russos”, explica Marco Lomanto, diretor de Produtos e Destinos da Embratur.
Em 2013, o evento registrou 37.000 visitantes, dos quais 74% eram profissionais da área. Nesta edição, o encontro espera receber cerca de 40 mil visitantes. O estande do Brasil terá a participação de 12 coexpositores, entre eles, destinos como Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Costa do Sauipe, Foz do Iguaçu, e Ceará, além de empresas de receptivos e companhias aéreas.
“Dentro dos BRICS, a Rússia foi o primeiro país a ser incorporado em nossas estratégias. Em 2012, 25 mil russos visitaram o Brasil, um aumento superior a 12% em relação a 2011, quando estiveram aqui 22 mil turistas da Rússia”, disse o diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marco Antonio Lomanto.
Ainda segundo Lomanto, o país é o 6º maior emissor de turistas no mundo, em 2012, foram 27,2 milhões de viagens, número 14,3% maior que em 2011. As viagens de longa distância representam 16% (4,4 milhões) do total anual. “Queremos garantir, nos próximos anos, que boa parte desses turistas escolha o Brasil como destino para viagens mais distantes”, ressaltou.
De acordo com a Organização Mundial de Turismo (OMT), os turistas russos ocuparam o 5º lugar no último ranking mundial de gastos no exterior, atrás apenas da China, Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido. Em um ano, os gastos dos russos aumentaram em US$ 10,3 bilhões, alcançando US$ 42,8 bilhões em 2012.
Rodada de Negócios
Logo após a MITT, pensando em uma ação combinada, a Embratur e a operadora russa Tourexpress realizarão na próxima semana uma rodada de negócios, exclusiva do Brasil, estimando a participação de cerca de 210 operadores e agentes russos.
O roadshow passará primeiramente pela cidade de São Petersburgo (24), em seguida por Ecaterimburgo (26), e por último, Moscou (27). Os convidados receberão informações gerais sobre o Brasil e conhecerão a diversidade dos destinos turísticos brasileiros.