O Centro de Saúde Nº 12 da Asa Norte, unidade de apoio ao Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), passa a atender das 7h às 22h. A carga horária diária, que era das 8h às 18h, ganhará mais cinco horas corridas nos dias úteis. A expectativa é aumentar de 200, em média, para 360 deslocamentos diários do HRAN para a unidade.
De acordo com a medida adotada no início de 2013, os pacientes que procuram atendimento no HRAN e são classificados como \”verdes\” e \”azuis\”, conforme a Classificação de Manchester adotada pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal, são encaminhados por uma van para receber o atendimento na unidade de saúde.
Segundo o coordenador de Saúde da Asa Norte (CGSAN), Renato Teixeira, essa determinação desafogou o Pronto-Socorro do HRAN e foi importante para descentralizar o trabalho dos médicos que atuam na emergência do hospital, que agora conseguem atender um maior número de pacientes por dia. \”Pensamos nessa medida para tornar mais fácil a vida dos profissionais de saúde e, principalmente, da população\”, afirmou.
\”Os pacientes classificados como \’verdes\’ e \’azuis\’ podem, na maioria dos casos, ser remarcados até mesmo para outro dia. Porém, a ideia é tentar resolver o quanto antes o máximo de casos mais simples . O Pronto-Socorro do HRAN fica exclusivo, então, aos atendimentos mais complexos. São os casos dos classificados como \’amarelo\’, \’laranja\’ e \’vermelho\’, sendo este último o de maior prioridade para o sistema\”, explicou o coordenador.
Desde que foi modificada a forma de atendimentos do Centro de Saúde, a ideia é que a unidade funicone apenas como apoio do HRAN. Diariamente o carro oficial da SES/DF leva os pacientes para a unidade, que fica na 412/212 norte.