O Hospital Regional do Gama passou a oferecer às gravidas em trabalho de parto um equipamento chamado \”Escada de Ling\”, que ajuda no nascimento do bebê ao respeitar a fisiologia da mulher. O aparelho, composto por cinco barras, estimula os partos normais, que, em 2013, chegaram a 2,6 mil, de um total de 4,3 mil, em toda a rede.
- Advertisement -
Conforme explicou o criador do projeto e responsável pela utilização do equipamento, o enfermeiro obstetra Sebastião Júnior, a escada permite a realização de exercícios de agachamento e de levantamento para mulheres em trabalho de parto, o que ajuda no alívio das dores provocadas pelas contrações.
\”A barra fixa faz parte das chamadas tecnologias leves destinadas ao acompanhamento do parto normal, assim como a bola, o cavalinho e as massagens, entre outras modalidades que auxiliam nos serviços no parto humanizado\”, explicou o enfermeiro.
Aguardando a chegada do primeiro filho, a estudante Daiane da Silva Santos aprovou o equipamento. \”Eu estou mais tranquila. Estava tensa e com os exercícios notei que quando eu me agacho a dor da contração melhora\”, disse.
De acordo com a Secretaria de Saúde, foram instaladas escadas nos nove quartos de pré-parto, parto e pós-parto, com uma barra em cada sala.