O Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) de Planaltina será inaugurado ainda este mês. A informação foi confirmada na segunda-feira (6) pela secretária da Mulher do DF, Olgamir Amancia. A unidade ficará no Jardim Roriz, área central da cidade, e terá capacidade para fazer, inicialmente, cerca de 20 atendimentos diários.
- Advertisement -
O prédio, cedido à Secretaria da Mulher pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU), foi todo reformado e adaptado às normas técnicas de funcionamento exigidas pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR). No momento, estão em conclusão as obras de paisagismo da área externa, e os funcionários que trabalharão no local já foram designados.
\”Com essa iniciativa, vamos oferecer às mulheres de Planaltina, principalmente as que estão em situação vulnerável ou vítimas de violência, um atendimento especializado, um acolhimento humanizado, de alta qualidade\”, disse Olgamir.
Planaltina é uma das cidades que lideram o ranking de violência contra mulher no DF. No Cram, as mulheres e seus filhos terão acesso a orientações e serviços nas áreas jurídica, psicológica e de assistência social.
REDE – O Centro de Referência de Planaltina será o terceiro Cram do Distrito Federal. Vai se juntar a dois outros – o da Rodoferroviária, que foi transferido para o SAI, e o da Estação 102 Sul do Metrô, inaugurado pelo governador Agnelo Queiroz no ano passado para comemorar os sete anos da Lei Maria da Penha.
- Advertisement -
No início de março, mês da mulher, a Secretaria deverá entregar o quarto Cram, que funcionará em Ceilândia. O prédio, cedido pela administração regional, já está em reforma, segundo informou Oliver Oliveira, gerente de Planejamento e Orçamento da Subsecretaria de Administração Geral (SUAG) da Secretaria da Mulher.
Além desses, de acordo com Oliver, a Secretaria da Mulher deverá inaugurar ainda este ano mais dois outros centros: um em Samambaia e outro no Gama. O primeiro será montado em espaço a ser cedido pela administração regional. As negociações estão bem avançadas. O segundo deverá ocupar um prédio atualmente sem uso, pertencente à Novacap.
Com isso, a secretaria passará a gerir, em 2014, ao todo, seis unidades, o que amplia, de forma consistente, a rede de atendimento à mulher no Distrito Federal.
O QUE É – Os Centros de Referência são espaços de orientação e de apoio jurídico, psicológico e social a todas as mulheres, principalmente as que se encontram em situação de violência. Eles estão previstos no Plano Nacional de Violência contra a Mulher. No DF, a implantação do serviço vem sendo feita pela Secretaria da Mulher.
No Cram, as mulheres são atendidas por técnicos especializados que buscam orientá-las sobre a melhor forma de superar o problema. Desse modo, os Centros de Referência contribuem para o fortalecimento da mulher e o resgate da sua cidadania.
Esses centros exercem ainda o papel de articulador com outras instituições do GDF, do governo federal e da sociedade civil. Os servidores são capacitados para oferecer aconselhamento, atendimento psicossocial, orientação e acompanhamento jurídico, além de atividades de prevenção e até de qualificação profissional.