Mais de 60 mil alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal já receberam os R$ 282,99 para comprar o uniforme escolar em uma das 90 malharias credenciadas nas diversas regiões administrativas. O crédito do primeiro lote foi depositado e está disponível para 60,3 mil beneficiários regularmente matriculado na rede pública até 2025.
Sancionado pelo governador Ibaneis Rocha em outubro de 2025, o Cartão Uniforme Escolar é um avanço da política pública iniciada em 2019, quando o GDF passou a padronizar e distribuir gratuitamente os uniformes. O novo modelo oferece mais autonomia às famílias e estimula a economia local, por meio do credenciamento de malharias.
“Criamos o Cartão Uniforme Escolar para apoiar as famílias dos mais de 442 mil alunos da rede pública neste início de ano. Uma ação que investe no presente e no futuro das nossas crianças, reduz desigualdades, dá mais autonomia aos alunos e aproxima a escola deles desde o início do ano”, destacou Ibaneis.
Para a vice-governadora Celina Leão, garantir o acesso ao uniforme escolar significa remover uma barreira para a permanência dos estudantes na escola, assegurando dignidade e igualdade de condições. “Além de investir no futuro, o programa fomenta a economia local e promove inclusão, reforçando que a escola é o lugar de todas as crianças e adolescentes”, afirmou.
CRONOGRAMA – “Os pais e responsáveis devem ficar atentos ao cronograma e aos prazos para a retirada dos cartões. Após a entrega, é importante lembrar que o desbloqueio dos créditos deve ser feito pelo aplicativo BRB Social para que o benefício possa ser utilizado normalmente”, alerta a subsecretária de Apoio às Políticas Educacionais da Secretaria de Educação, Fernanda Mateus.
A concessão do benefício é automática, desde que os dados cadastrais do estudante e do responsável estejam atualizados na escola. Para verificar o ponto de retirada, o responsável deve acessar o GDF Social, selecionar a opção “Consulta Cartão Uniforme Escolar” e informar os dados solicitados. Após o login, o sistema indicará o endereço e demais orientações para a retirada
Saiba +
Para efetuar as compras, os responsáveis devem desbloquear o saldo por meio do aplicativo BRB Social. O valor permite a aquisição de um kit de uniforme escolar com três camisetas, duas bermudas, um casaco e calça. A Secretaria de Educação reforça que quem ainda não retirou o cartão terá nova oportunidade a partir de segunda-feira (2). Já o segundo lote, destinado a estudantes dos centros de ensino especial e a casos de reemissão por falhas técnicas, será entregue de 10 a 13 de fevereiro.