José Matos (*)
Quanta gente sofrendo por violência, vícios, abusos, excessos de velocidade, prática de esportes radicais! Quanta gente morrendo jovem! Quanta gente arrependida na hora da morte porque só viveu para acumular, esquecida da família, dos amigos, de viajar, de viver com ética!
Quantos fumantes, morrendo sem fôlego, com câncer no pulmão! Quantos alcoólatras agonizando com dores da cirrose incurável! Pessoas violentadas e assassinadas antes da hora! Marginais e políticos corruptos amargando longos anos no presídio no melhor momento da vida!
Tédio, falta de vontade de viver é mensagem da vida para que cada um realize seu propósito e espiritualize-se. A vida é uma viagem. Morrendo antes da hora, ninguém lhe esperará no desembarque na próxima estação.
Não existe destino. Existe uma programação flexível que você pode melhorar ou piorá-la ou cumpri-la, ensinam os imortais. Depende de você! Viva com disposição e confie! A mão invisível do Universo lhe ajudará em tudo o que você se programou, desde que você se empenhe.
Thomas Edison, inventor da lâmpada elétrica, dizia a cada fracasso: “Já sabemos como não faze-la”! A cada fracasso em concurso público ou vestibular, o candidato deve dizer: “Preciso aproveitar melhor o tempo, me preparar melhor e não me preocupar com a concorrência”.
É com empenho que se vence! Aprenda com Buda: Compaixão, meditação e desapego. Aprenda com Maomé: ajude o pobre e ore. Aprenda com Jesus: Ame-se, e ame o próximo!
“Ah Meu Deus, por que tudo é difícil pra mim?”. Empenhe-se! Nada resiste à uma pessoa determinada. Deus escolhe e capacita seus eleitos? Não. Se Ele escolhesse seria parcial. E Ele é imparcial. Você é quem se capacita, e é aproveitado pela vida!
É com disposição e empenho e não com lamúrias que supera-se as adversidades da vida. Há dois mil anos, o Mestre alertou: “No mundo vocês terão aflições, mas tenham bom ânimo. Eu venci o mundo”.
Portanto, empenhe-se. A graça é: 1% de inspiração e 99% de transpiração. Acredite! O Universo conspira a favor de quem conspira a favor de si e dos outros. Eu, você, nós. Viver é “nós”. Todos se ajudando, todos aprendendo o que é útil e bom com todos.
(*) Professor e palestrante