O hotel Torre Palace, em Brasília, será demolido neste domingo (25), às 10h, em uma operação que utilizará 165,56 quilos de explosivos. A ação marca o fim de um dos prédios mais simbólicos da capital, fechado desde 2013.
Segundo a empresa RVS Construções e Demolições, responsável pelo serviço, os explosivos ficarão distribuídos nos pavimentos térreo, 1º, 2º, 3º e 7º. A queda da estrutura foi planejada com leve inclinação para reduzir a dispersão de resíduos em direção ao Eixo Monumental.
A operação começa com equipes posicionadas a partir das 6h. Às 9h, haverá avisos por sirenes, megafones e apoio de helicóptero e drones. Três alertas sonoros serão emitidos às 9h57, 9h58 e 10h, momento da detonação. A liberação do perímetro deve começar às 10h30, e o encerramento está previsto para 18h.
Durante a operação, hóspedes e funcionários dos hotéis Brasília Tower Hotel, LET’s Idea Brasília Hotel e Nobile Suites Monumental serão evacuados entre 6h e 8h, sob coordenação da Defesa Civil.
Do luxo a decadência
Inaugurado em 1973, o Torre Palace foi o primeiro hotel de luxo de Brasília. Com 14 andares e 140 apartamentos, hospedou autoridades, diplomatas, artistas e jogadores da Seleção Brasileira tricampeã mundial. Após a morte do fundador, Jibran El-Hadj, o prédio entrou em decadência, sofreu invasões e virou foco de insegurança urbana.
Sem manutenção, passou a apresentar problemas estruturais e sanitários, o que levou à recomendação oficial de demolição. No local, será construído um novo hotel de alto padrão.