Desde setembro de 2025, o Brasília Capital mostra, mensalmente, como foi o desempenho dos políticos do Distrito Federal no Instagram. O recorte temporal considera quesitos como quantidade de publicações, engajamento, curtidas e ganho de seguidores.
Veja também: o desempenho dos deputados distritais no Instagram em 2025
As redes sociais têm papel cada vez mais expressivo no tabuleiro político-eleitoral do Brasil. Em 2024, por exemplo, nas eleições municipais, a Meta (detentora do Facebook e Instagram) foi o fornecedor que mais faturou no período eleitoral. Ao todo, foram investidos R$ 201 milhões em tráfego pago.
Veja ranking de fornecedores das eleições municipais
Acompanhar o desempenho dos políticos no Instagram é um importante indicativo para entender cenários, além de proporcionar ao leitor a oportunidade de debater o tema não apenas no período eleitoral.
Bia é quem tem mais curtidas no Instagram
Entre os 8 representantes do DF na Câmara dos Deputados, quem mais acumulou curtidas em 2025 foi Bia Kicis (PL) com 64 milhões de likes, somando todos os seus conteúdos. Bolsonarista ferrenha, Kicis tenta viabilizar sua candidatura ao Senado, em 2026.
A distância entre Bia e a segunda e o terceiro colocados é grande. A petista Erika Kokay foi a vice-líder no quesito “curtidas” e teve 4,9 milhões, somando todos seus conteúdos e sonha em ser senadora. Julio Cesar somou 1,8 milhão de likes totais.
Kicis também é campeã em publicações e seguidores
Eleita e reeleita com forte presença nas redes sociais, Bia Kicis não é somente quem mais publica, mas também é quem mais ganha seguidores. Ao todo, ela publicou 2.290 vezes; Julio Cesar, 1.643 e Erika Kokay, 1.571. Importante ressaltar que a bolsonarista do PL não publica apenas suas atividades legislativas ou pessoais, sua rede funciona praticamente como um veículo de comunicação.
Vídeo mais engajado
O conteúdo mais engajado entre todos os deputados federais foi de Julio Cesar Ribeiro. Ele divulgou em sua rede social uma mensagem motivacional: “Pequenos gestos fazem grande diferença”. Veja o vídeo:
Os dados foram computados de 1º de janeiro e 22 de dezembro de 2025