O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Capelli, participa, quinta-feira (18), às 15h30, na reitoria da Universidade de Brasília (UnB), do lançamento de um dispositivo capaz de identificar, de forma rápida e barata, a presença de metanol em bebidas alcoólicas.
O equipamento é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a ABDI, a UnB e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), no valor de R$ 382 mil.
Cappelli estará ao lado de representantes da UnB e da Finatec, que desenvolveram o método. A tecnologia utiliza um colorimétrico de alta sensibilidade, que oferece resposta rápida e facilidade de uso, permitindo a aplicação por órgãos de fiscalização, produtores e até consumidores.
Ainda não há previsão de comercialização do material em larga escala. No entanto, o serviço de análise de bebidas já pode ser solicitado ao Laboratório de Bioprocessos Materiais e Combustíveis da UnB. Quando disponível no mercado, o kit deve custar menos de R$ 10 por unidade.
Além do dispositivo para teste, o acordo inclui estudos de formulação e otimização de reagentes, ensaios comparativos, produção de lote piloto, elaboração de manual simplificado, depósito de patente e prospecção de mercado.
De acordo com o Ministério da Saúde, de 26 de setembro a 5 de dezembro deste ano, foram registradas 890 notificações relacionadas à intoxicação por metanol no Brasil, com 73 casos confirmados.