A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) entregou uma esteira (foto), uma plataforma, uma balança eletrônica e uma empilhadeira para Cooperativa Acoplano, integrante da Central das Cooperativas de Trabalho de Catadores (Rede Alternativa).
Com os novos investimentos, a estimativa é que o volume de recicláveis processados aumente em 50%, impacto que também deve refletir diretamente na elevação da renda dos catadores, fortalecendo a sustentabilidade econômica da cooperativa e melhorando a qualidade de vida das famílias envolvidas.
Formada por 18 cooperados, a Acoplano realiza mensalmente a triagem de aproximadamente 25 toneladas de resíduos. A chegada das máquinas representa um avanço estrutural significativo, que vai ampliar a capacidade produtiva e fortalecer a atuação da rede na região.
No ato de entrega dos equipamentos, o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, destacou o compromisso da Agência com a melhoria das condições de trabalho dos catadores, atores centrais da reciclagem. “Foram mais de meio milhão de reais investidos em equipamentos, tudo para aumentar a dignidade e melhorar as condições de trabalho de vocês”, afirmou.
Cappelli reforçou ainda que o objetivo final do Coopera+ é transformar as cooperativas em verdadeiras unidades industriais, capazes de agregar valor ao material reciclado e vender diretamente ao consumidor. “Sem vocês (catadores) não há circularidade na indústria”, frisou.
Para o presidente da Rede Alternativa, Cleusimar Alves de Andrade, as entregas inauguram um novo momento para os catadores do DF. “Esse é só o início do que a ABDI, por meio do Coopera+, vem fazendo. Esse olhar e esse cuidado representam o começo de uma grande história de superação e evolução.”
A presidente da Acoplano, Jardya Daiane da Silva, ressaltou a transformação no ambiente de trabalho. “Para quem trabalhava no chão, na dificuldade, ver toda essa estrutura moderna pronta é muito emocionante. Todos os nossos cooperados merecem um lugar assim. Eu vejo crescimento na renda das famílias, na motivação e, consequentemente, no número de cooperados.”
As irmãs Narla e Daniela Gonçalves Pereira, cooperadas há dois anos, também celebraram o avanço: “Agora vamos produzir mais em menos tempo, e isso vai melhorar nossa renda. Estamos muito agradecidas e felizes com o futuro que está por vir.”
O evento de entrega reuniu cerca de 70 pessoas, entre parceiros, lideranças locais e membros da comunidade, e contou com a participação da deputada federal Erica Kokay.