A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) formalizaram uma parceria para a criação do Núcleo de Inovação em Saúde (NIS). A ideia é que o espaço sirva para validar tecnologias em ambiente real, gerar conhecimento aplicado e criar modelos replicáveis para outros hospitais administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Além disso, o projeto prevê a realização de um concurso de inovação em saúde digital.
A assinatura do Acordo de Cooperação Técnica ocorreu durante a abertura da Semana de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do HUB – Conecta HUB-UnB, na segunda (3). O acordo prevê investimento de R$ 2,6 milhões, pagos pela ABDI, com R$ 522 mil de contrapartida do HUB-UnB, em recursos humanos e infraestrutura. O objetivo é impulsionar ações voltadas à transformação digital, inovação tecnológica e melhoria da eficiência na gestão hospitalar.
Segundo o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, o projeto está alinhado à Nova Indústria Brasil (NIB), política lançada pelo governo federal que busca fortalecer o complexo industrial da saúde. “A parceria amplia a capacidade do SUS de incorporar soluções inovadoras desenvolvidas por universidades, startups e empresas do setor produtivo”, pontuou.
Já a superintendente do HUB, Fátima Sousa, afirmou que a parceria reforça o compromisso do hospital com a inovação e o caráter formador da instituição. “Somos, ao mesmo tempo, campo de ensino e um laboratório vivo da ciência aplicada para as reais necessidades da nossa população, às dores da nossa gente, aos sentimentos de cada um que bate nessa porta para cuidar do que é mais precioso: a saúde e a vida”.
Além de Ricardo Cappelli e Fátima Sousa, participaram da celebração do acordo a reitora da UnB, Rosana Naves; o vice-presidente da Ebserh, Daniel Beltrammi; e o diretor de Desenvolvimento Produtivo e Tecnológico da ABDI, Carlos Geraldo.