José Matos
Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser opressor, ensinou Paulo Freire. O objetivo maior do Mestre é formar novos mestres. Aprenda, pratique, realize, realize-se e liberte-se! Moisés, iniciado egípcio, recebendo a melhor educação da época, nos beneficia até hoje com os 10 mandamentos, nossa base moral.
Jesus, o maior educador da Terra, afirmou: “O que eu faço, vocês também podem fazer e até mais do que eu. Se um mestre não pode libertar você dele próprio, então, ele não é absolutamente um Mestre”!
O acolhimento, a humildade e a compaixão, caracterizam Mestres de Verdade. Vejamos: Gandhi: “Eu sou apenas o barro nas mãos do oleiro”. Sócrates: “Eu sou apenas uma parteira!”.
Educação é o único bem que acompanha o beneficiado, mas é preciso que ela seja centrada no educando (discípulo). Você é um ser eterno em missão na Terra. O que você tem feito? A quem você tem beneficiado? “A vida real existe quando a cooperação e não a competição é a marca de alguém”.
Transforme perdas, derrotas, decepções e frustrações em ensinamentos. Na economia da vida nada deve perder-se, mas livre-se do EGO (Ilusão de importância). O EGO dificulta ou bloqueia a criatividade.
Caminhante, o caminho se faz caminhando; os Mestres apenas apontam o caminho. Caminhe, até que não exista mais nem o caminho e nem o caminhante, e só exista o caminhar, e no caminhar vá aprendendo como chegar.
Você pode ser aluno dos Mestres. Aprenda com eles, com tudo e com todos. Viver com disposição, compartilhar, ser grato e digno lhe darão prazer de viver. “Nascer, morrer, renascer ainda, progredir sempre, tal é a lei”.
A vida é um fluxo e nunca é contra você. Desesperar-se e revoltar-se é remar contra o fluxo. A vida é também prazer e dor, derrotas e vitórias, ilusões e desilusões. E todos são ensinamentos.
Portanto viva, não se vitimize, e aja com sabedoria: disposição, dedicação e superação!