Tácido Rodrigues
O Festival Curicaca, realizado de 7 a 11 deste mês, superou as expectativas dos organizadores e levou mais de 150 mil pessoas à Arena BRB Mané Garrincha durante os cinco dias. O sucesso, segundo o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), mostrou que Brasília é a capital da tecnologia e da inovação.
“Milhares de pessoas debateram sobre indústria, empreendedorismo, futuro da universidade, educação e tantos outros temas. O festival veio para ficar e marcar a história do Brasil e do DF”, celebrou Cappelli, que espera uma edição ainda maior para 2026, em data a ser definida.
A infraestrutura incluiu 10 casas de ativação, 70 estandes, 50 salas multiuso e seis palcos internos. Nos dois principais, o NIB Petrobras e o Petrobras Cultural, ocorreram cinco keynotes, 26 painéis e as cerimônias de abertura e encerramento.
“No que vem, vai ter Festival Curicaca de novo. Porque a indústria do futuro não é mais chaminé e fumaça. Ela é tecnologia, é inteligência artificial, é inovação, é sustentabilidade. E a gente conseguiu fazer isso aqui ao longo de cinco dias, de forma leve, juntando tecnologia, inovação, empreendedorismo, teatro e manifestações culturais diversas”, complementou.
TRILHAS DO CONHECIMENTO — O Festival Curicaca teve 10 trilhas de conhecimento, alinhadas às seis missões da política Nova Indústria Brasil (NIB). Nomes como Mariana Vasconcelos (Agrosmart), Camila Achutti (Mastertech), Daniel Balaban (ONU), Nina Santos (Políticas Digitais), Billy Nascimento (Forebrain), Luana Raposo (Biotech) e Juliane Blainski (ManejeBem) discutiram, entre outros temas, energia renovável e sustentabilidade energética; inovação em saúde e biotecnologia; transformação digital e Indústria 4.0; segurança e defesa tecnológica; economia circular e indústria verde; inovação social; políticas regulatórias e mobilidade verde.
“Tem muita inovação importante, muita política publica inovadora sendo feita no Brasil. Mas a gente ainda tem um desafio gigantesco. O Estado precisa compreender essa nova fase que a gente está vivendo. O desafio é ter um Estado ágil, mais veloz e menos burocrático”, defendeu Cappelli.
SHOWS – O Curicaca levou o público ao delírio com shows do Olodum, Vanessa da Mata, Jorge Aragão, Nando Reis, Fernanda Takai, Alice Caymmi, MC Carol, MC Hariel e outros artistas, em apresentações espalhadas pela cidade. A estrutura contou com experiências imersivas para toda família, cidade futurística, experimentações científicas, feiras, desafios de inovação com startups e ativações do setor produtivo de todo o Brasil.
O evento teve patrocínio cultural da Petrobras por meio da Lei Rouanet, e do Ministério da Cultura, além de parceiros como BNDES, Embratur, Embrapii, ABIMDE, CNI, Senai, Sebrae, Finep, Huawei, Embrapa, Universidade Católica de Brasília, IFB, UnB, P&D Brasil, Ministério da Fazenda, MEC e MDIC.