Com a presença de 1.500 pessoas, entre políticos, profissionais de saúde e pacientes, o governador Ronaldo Caiado fez história ao entregar, nessa quinta (25), o Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), a maior obra de sua gestão. Inspirado no Hospital de Amor de Barretos (SP), a unidade é o primeiro hospital público de Goiás dedicado exclusivamente ao tratamento de câncer.
Segundo Caiado, a inauguração marca o “compromisso com as crianças” diante da estatística de que o câncer é a principal causa de morte entre pessoas de 0 a 19 anos. “O olhar de esperança de uma criança, que agora terá um acompanhamento digno, é um motivo de muita alegria. Esse brilho não pode ser ceifado”, afirmou.
O Cora oferece 60 leitos, incluindo UTI, centro cirúrgico, central de transplante de medula óssea e um avançado sistema de filtragem do ar. São realizados exames laboratoriais, análises patológicas, ressonâncias, tomografias, ultrassons, hemodiálise, transfusões e outros procedimentos, com funcionamento 24 horas por dia. Ao todo, o Governo de Goiás investiu R$ 192,7 milhões na estrutura e R$ 63,2 milhões em equipamentos durante os 25 meses de obras.
Cora oferece 60 leitos, incluindo UTI, centro cirúrgico, central de transplante de medula óssea e um avançado sistema de filtragem do ar – Foto: Secom Goiás
“Entregamos esperança para as crianças, e a perspectiva de ter sua doença curada, porque este hospital tem o melhor nível do ponto de vista científico e traz o que existe de mais inovador em tecnologia”, acrescentou Caiado.
Desde que começou a operar em 7 de junho, o hospital já realizou mais de 500 consultas, cerca de 200 cirurgias, 181 internações e 926 atendimentos multiprofissionais em diferentes áreas como fisioterapia, nutrição e psicologia.
A gestão do Cora será feita em parceria com a Fundação Pio XII, dentro de modelo compartilhado entre o Estado e o terceiro setor, com acompanhamento de órgãos de controle. O projeto também prevê casas de apoio, como o Lar dos Artistas Amor e a Casa Ronald McDonald, que darão suporte às famílias durante o tratamento.