Ir para o conteúdo
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Cidades, Cultura

Festival Curicaca leva inovação ao Mané Garrincha

  • Redação
  • 27/09/2025
  • 08:00

Compartilhe:

Foto: Lainha Loiola

ABDI

Brasília recebe, de 7 a 11 de outubro, o Festival Curicaca, um dos mais promissores encontros sobre inovação e tecnologia voltados à indústria. Promovida pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com instituições públicas e do setor produtivo, a primeira edição ocorrerá na Arena BRB Mané Garrincha, reunindo palestrantes internacionais, cinco palcos temáticos, dez trilhas de conhecimento, experiências imersivas, shows, gastronomia e muita tecnologia. 

O público – a expectativa é atrair 100 mil visitantes – poderá acompanhar atividades em cinco palcos: Indústria, Cultural, Futuro, Inovação e NIB (Nova Indústria Brasil). Cada um deles terá programações específicas que combinam painéis, palestras, debates e atrações culturais, aproximando a tecnologia de diferentes áreas do conhecimento.

“A indústria está se transformando rapidamente. Os desafios são gigantescos e o Brasil precisa fazer esse casamento entre inovação e indústria, reafirmando a necessidade de o País ter uma política industrial que seja uma política de Estado, que vá para além dos governos. Nesse evento, a gente quer celebrar os resultados da nova indústria Brasil”, pontua o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli.

PALESTRANTES – O festival já tem uma lista com nomes de peso confirmados, incluindo Laura Carvalho, diretora global da Open Society Foundations e professora da USP; Daniel Balaban, diretor do Centro de Excelência contra a Fome da ONU; Juliane Blainski, CEO da ManejeBem; Nina Plöger, presidente da Forbes Mulheres Agro; Erminia Maricato, professora emérita da USP; e Andressa Pappas, vice-presidente da Motion Picture Association no Brasil. 

Também participam Manoel Rangel, produtor e editor executivo da Paranoid; Samuraí Brito, head de pesquisa da Quantum; Perpétua Almeida, diretora de Sustentabilidade da ABDI; e Ricardo Cappelli, presidente da ABDI.

OBJETIVOS – O Festival Curicaca surge com metas ambiciosas. Entre elas, estão a consolidação da Nova Indústria Brasil (NIB) como eixo de desenvolvimento nacional, o fomento ao compartilhamento de práticas inovadoras e sustentáveis, a descarbonização da indústria, a colaboração entre empresas, universidades e escolas técnicas e a elevação da qualidade tecnológica da produção nacional. O evento também busca impulsionar soluções para desafios sociais, produtivos e ambientais.

As discussões serão organizadas em dez trilhas que abordam temas que vão desde energia renovável e sustentabilidade energética até inovação em saúde e biotecnologia, passando por indústria 4.0, segurança e defesa tecnológica e agroindústria sustentável. 

Mais que tecnologia

Além dos debates e painéis, o Festival Curicaca terá experiências imersivas, mostras de robótica, apresentações de inteligência artificial, shows musicais e uma programação gastronômica diversificada. A ideia é unir conhecimento, cultura e inovação em um ambiente acessível e inspirador.

O nome do festival remete à curicaca, ave típica do Cerrado conhecida por cantar para anunciar mudanças. O simbolismo traduz a essência do encontro: promover a inovação como motor de transformação da indústria brasileira, com impacto direto em desenvolvimento, geração de emprego, renda e novas oportunidades.

Compartilhe essa notícia:

Picture of Redação

Redação

Colunas

Orlando Pontes

“A revolução virá da periferia, da cultura, da música”

Caroline Romeiro

Novo Marco de Sistemas Alimentares e Clima

José Matos

A escada da vida

Júlio Miragaya

5 de dezembro de 1941: a virada na 2ª Guerra Mundial

Tesandro Vilela

IA generativa muda hábitos digitais na América Latina

Júlio Pontes

Ibaneis: “investimos quase R$ 1 bi em Taguatinga”

Últimas Notícias

De olho em você

5 de dezembro de 2025

Um reajuste, vários pais

4 de dezembro de 2025

INSS faz mutirão de perícias no DF

4 de dezembro de 2025

Ibaneis: “investimos quase R$ 1 bi em Taguatinga”

4 de dezembro de 2025

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.