ABDI
Brasília recebe, de 7 a 11 de outubro, o Festival Curicaca, um dos mais promissores encontros sobre inovação e tecnologia voltados à indústria. Promovida pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com instituições públicas e do setor produtivo, a primeira edição ocorrerá na Arena BRB Mané Garrincha, reunindo palestrantes internacionais, cinco palcos temáticos, dez trilhas de conhecimento, experiências imersivas, shows, gastronomia e muita tecnologia.
O público – a expectativa é atrair 100 mil visitantes – poderá acompanhar atividades em cinco palcos: Indústria, Cultural, Futuro, Inovação e NIB (Nova Indústria Brasil). Cada um deles terá programações específicas que combinam painéis, palestras, debates e atrações culturais, aproximando a tecnologia de diferentes áreas do conhecimento.
“A indústria está se transformando rapidamente. Os desafios são gigantescos e o Brasil precisa fazer esse casamento entre inovação e indústria, reafirmando a necessidade de o País ter uma política industrial que seja uma política de Estado, que vá para além dos governos. Nesse evento, a gente quer celebrar os resultados da nova indústria Brasil”, pontua o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli.
PALESTRANTES – O festival já tem uma lista com nomes de peso confirmados, incluindo Laura Carvalho, diretora global da Open Society Foundations e professora da USP; Daniel Balaban, diretor do Centro de Excelência contra a Fome da ONU; Juliane Blainski, CEO da ManejeBem; Nina Plöger, presidente da Forbes Mulheres Agro; Erminia Maricato, professora emérita da USP; e Andressa Pappas, vice-presidente da Motion Picture Association no Brasil.
Também participam Manoel Rangel, produtor e editor executivo da Paranoid; Samuraí Brito, head de pesquisa da Quantum; Perpétua Almeida, diretora de Sustentabilidade da ABDI; e Ricardo Cappelli, presidente da ABDI.
OBJETIVOS – O Festival Curicaca surge com metas ambiciosas. Entre elas, estão a consolidação da Nova Indústria Brasil (NIB) como eixo de desenvolvimento nacional, o fomento ao compartilhamento de práticas inovadoras e sustentáveis, a descarbonização da indústria, a colaboração entre empresas, universidades e escolas técnicas e a elevação da qualidade tecnológica da produção nacional. O evento também busca impulsionar soluções para desafios sociais, produtivos e ambientais.
As discussões serão organizadas em dez trilhas que abordam temas que vão desde energia renovável e sustentabilidade energética até inovação em saúde e biotecnologia, passando por indústria 4.0, segurança e defesa tecnológica e agroindústria sustentável.
Mais que tecnologia
Além dos debates e painéis, o Festival Curicaca terá experiências imersivas, mostras de robótica, apresentações de inteligência artificial, shows musicais e uma programação gastronômica diversificada. A ideia é unir conhecimento, cultura e inovação em um ambiente acessível e inspirador.
O nome do festival remete à curicaca, ave típica do Cerrado conhecida por cantar para anunciar mudanças. O simbolismo traduz a essência do encontro: promover a inovação como motor de transformação da indústria brasileira, com impacto direto em desenvolvimento, geração de emprego, renda e novas oportunidades.