O espetáculo “O Arco-íris no Concreto”, escrito e dirigido por Sérgio Maggio, leva ao palco as lembranças da New Aquarius, primeira boate gay de Brasília. A montagem terá oito sessões: na terça (23) e quarta-feira (24), às 20h, no Complexo Cultural de Samambaia; na próxima sexta (26), sábado (27) e domingo (28), no Sesc Silvio Barbato, no Setor Comercial Sul, além dos dias 3, 4 e 5 de outubro, em diferentes horários. Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis no Sympla.
Na história, a transformista Mona Mone de Liz Taylor se despede de Brasília com seu último show, ao lado da drag queen Luna. Nos bastidores, recebe a visita inesperada de Martina, filha de Júlio e Help, frequentadores da boate nos anos 1970. Na companhia de Luna, as duas personagens revivem memórias e refletem sobre a importância da New Aquarius em uma época em que a vida LGBTQIA+ era invisibilizada e reprimida pela ditadura.
No palco, Hugo Leonardo, Maria Leo Araruna e Pedro Olivo interpretam personagens que transitam entre o presente e a memória. Também integram o elenco Jones Schneider e Wryel Lima, com a drag queen LuShonda como anfitriã da temporada.
O enredo foca nos contrastes dos anos de chumbo, como os riscos e os momentos de diversão. O palco ganha vida com músicas e danças, enquanto os atores misturam ficção e lembranças pessoais que refletem a luta por aceitação e direitos da comunidade LGBTQIA+.
“Colorir o concreto com as cores do arco-íris no cenário seco de Brasília é reivindicar nossa existência em meio a esse deserto no centro do Brasil”, compara o ator Hugo Leonardo.
A boate
Localizada no subsolo do Conic, a New Aquarius abriu as portas em plena ditadura militar. Surgiu em 1974 como um bar discreto, voltado para os chamados “entendidos” (como a população LGBTQIA+ era conhecida nos anos 1970). Em 1976, se transformou em discoteca. O espaço reuniu artistas, jornalistas, boêmios, intelectuais, estudantes, servidores públicos e pessoas ligadas à cena alternativa da cidade.
Serviço
Espetáculo “O Arco-íris no Concreto”
Datas: 23 e 24 de setembro, às 20h, no Complexo Cultural Samambaia
26 e 27 de setembro, às 19h30, 28 de setembro, às 18h30; 03 e 04 de outubro, às 19h30; 05 de outubro, às 18h30, no Sesc Silvio Barbato (Setor Comercial Sul)
Acessibilidade: Dia 24.09 (libras e audiodescrição) / Dia 27.09 (libras) / Dia 03.10 (libras e audiodescrição) / Dia 04.10 (libras)
Ingressos gratuitos: https://share.google/4hstPvlEtKxjRnbTM
Classificação indicativa: 16 anos