Ir para o conteúdo
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Agronegócio, Entretenimento, Pelaí

Festa do Morango, em Brazlândia, deve receber 360 mil visitantes

  • Ana Mendonça
  • 04/09/2025
  • 11:53

Compartilhe:

Foto: Antonio Sabino / BSB Capital

Conhecida como “celeiro do Distrito Federal”, Brazlândia recebe, a partir desta sexta-feira (5), a 29ª edição da Festa do Morango. A expectativa da Administração Regional é de que 360 mil pessoas passem pela Associação Rural Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag), no Incra 6, durante os seis dias de evento, movimentando cerca de R$ 30 milhões.

A administradora regional Luciana Lima reforça que a Festa do Morango é um patrimônio da cidade. Segundo ela, o GDF investiu este ano R$ 3 milhões por meio das Secretarias de Cultura e Economia Criativa e de Turismo. O patrocínio do governo ajudou na contratação de artistas que farão shows durante todos os dias da festa.

Administradora regional Luciana Lima – Foto: Antonio Sabino / BSB Capital

 “É um investimento que retorna em dobro para a cidade. A festa movimenta supermercados, produtores de polpas, artesanato, gastronomia, hotelaria e diversos setores”, elenca Luciana Lima.

Trabalho em família

A maior parte da produção vem de regiões mais frias de Brazlândia, como Rodeador e Morada dos Pássaros, onde a fruta é colhida pelas mãos de produtores locais. É o caso de Abides Gonçalves, de 61 anos, e da filha mais nova Jéssica Gonçalves, de 27. Casado há quase quatro décadas com Graça, 55, o agricultor vive em Brazlândia desde 2015 com a família, para onde se mudou pouco tempo depois de perder o emprego.

“Eu trabalhava na construção civil, mas com o escândalo nos órgãos públicos, o setor caiu e fui demitido. Decidimos voltar para a roça, arrendamos uma chácara e começamos com o morango. Hoje, temos nossa própria terra. Já são dez anos plantando”, conta.

Das quatro filhas do casal, Jéssica é a única que ainda mora com os pais e participa da produção. As outras três, embora não residam na chácara, costumam ajudar nos finais de semana, principalmente durante a colheita. “É a hora que todos se juntam. Os netos fazem a festa comendo morango”, diz o avô coruja.

A família Gonçalves cultiva cerca de 20 mil pés de morango e chega a colher até dois mil quilos por mês. O cultivo requer um processo minucioso: as mudas são trazidas do Sul de Minas Gerais e os canteiros são preparados com antecedência de 30 a 40 dias. Após o plantio, cada 5 mil pés recebem diariamente cerca de 800g de adubo via irrigação por gotejamento.

É necessário molhar a plantação a cada dois dias para remover a poeira das folhas. Outro cuidado é a proteção com plástico na base da planta, que mantém a umidade do solo e evita que os frutos toquem a terra. “Este ano plantamos três variedades diferentes: Valentina, San Andreas e Sabrina. No ano passado, ganhamos o prêmio de melhor morango Cristal na festa”, lembra Abides, orgulhoso, explicando que a colheita começa 60 dias após o plantio, em meados de março, e segue até outubro, a depender do período de chuvas.

Diversificação e apoio técnico

Além dos morangos, os Gonçalves cultivam hortaliças, como repolho, beterraba, cenoura, abobrinha italiana e abóbora menina. “A gente planta o que for mais vantajoso no ano. Não tem época certa como o morango. Assim, conseguimos manter uma produção contínua”, explica Jéssica.

Apesar do apoio técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), órgão que presta consultoria sobre manejo, fertilização e uso eficiente da água, os custos ainda são altos. No caso do morango, cada muda sai por R$ 4,50, enquanto o quilo do fertilizante chega a R$ 30.

Outras dificuldades para os agricultores familiares são transporte, distribuição e acesso a mercados maiores. “O pequeno produtor sempre tem mais dificuldade para vender, especialmente se depender de intermediários na comercialização”, explica Abides.

Produtor local Abides Gonçalves – Foto: Antonio Sabino / BSB Capital

Para driblar esses obstáculos, ele e a filha se organizam por meio de uma associação local e diversificam os canais de venda, entregando morangos diretamente a supermercados, boleiras e confeiteiras em cidades próximas, a exemplo de Águas Lindas (GO).

DOÇURA E SABOR – Além da fruta in natura, produtos derivados caíram no gosto dos clientes. Jéssica lidera a produção de doces que são vendidos durante a Festa do Morango, incluindo o “potinho da felicidade” (combinação de morango picado com doces artesanais) e a coxinha de morango, envolta de brigadeiro.

Durante o festival, a renda chega a triplicar. “Se em agosto a gente fatura R$ 20 mil, em setembro pode chegar a até R$ 65 mil. É o nosso melhor mês”, ressalta. Os grandes responsáveis pelo aumento da receita são o sorvete e o picolé artesanal feitos com a fruta. A ideia, menciona Jéssica, surgiu do desejo de agregar valor à produção e inovar nas vendas.

“A gente queria sair do lugar comum. Não vender só o morango na caixa, mas algo diferente, que chamasse atenção e tivesse a nossa identidade”, diz a caçula, que também cursa Psicologia em Águas Lindas.

Para o futuro, ela sonha produzir o sorvete com receita própria, ampliando ainda mais o portfólio da família Gonçalves.

A febre do Morango do Amor

O Morango do Amor — releitura do tradicional doce junino feito de maçã —, é o chamariz para este ano. Segundo Abides, a tendência, que viralizou nas redes sociais, representou impacto direto no bolso.

“Este ano foi o melhor valor que já conseguimos por uma caixa de morango. Se o Morango do Amor tivesse vindo um pouquinho depois, no auge da nossa colheita, teria sido ainda melhor. Mas já foi um alívio enorme”.

Até a administradora Luciana Lima entrou na onda. “Esperamos tanto Morango do Amor que eu brinco dizendo que talvez nem tenhamos morango in natura suficiente para a festa”.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Brasília Capital (@brasiliacapital)

PÚBLICO E ESTRUTURA – Com feira de artesanato, praça de alimentação e shows nacionais de Rio Negro & Solimões, Natanzinho Lima, Murilo Huff, Léo Magalhães e Calcinha Preta, a Administração estima que o evento atraia de 40 mil a 60 mil pessoas por dia.

A famosa “Morangolândia”, que abriga estandes temáticos e espaços para produtores e expositores de doces e afins, tem o suporte de órgãos públicos, incluindo a Polícia Militar, o Batalhão Rural, a Emater e a Secretaria da Mulher.

A administradora acrescenta que, mesmo se o público exceder às expectativas, a rotatividade natural ajuda no controle de fluxo. “Temos capacidade para até 100 mil pessoas ao longo do dia, porque os visitantes circulam, visitam os estandes, comem, assistem aos shows e depois vão embora. Nos shows, limitamos a entrada a 60 mil pessoas. Por isso, recomendamos chegar cedo”, diz Luciana. E completa: “É uma festa segura, para todas as idades. Tudo é preparado com muito carinho. O Morango do Amor não decepciona”.

Compartilhe essa notícia:

Picture of Ana Mendonça

Ana Mendonça

Colunas

Orlando Pontes

“A revolução virá da periferia, da cultura, da música”

Caroline Romeiro

OMS revê papel dos medicamentos no tratamento da obesidade

José Matos

A escada da vida

Júlio Miragaya

5 de dezembro de 1941: a virada na 2ª Guerra Mundial

Tesandro Vilela

IA generativa muda hábitos digitais na América Latina

Júlio Pontes

Cappelli lidera engajamento entre os pré-candidatos ao GDF

Últimas Notícias

OMS revê papel dos medicamentos no tratamento da obesidade

6 de dezembro de 2025

Concluída duplicação da BR-050 até Delta-MG

6 de dezembro de 2025

Josafá Santana lança “Animal Poético”

6 de dezembro de 2025

O alerta global que o Brasil não pode ignorar

5 de dezembro de 2025

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.